SóProvas


ID
329032
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas:
I. “O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma das riquezas produzidas por um país, levando em consideração a indústria, a agropecuária e os serviços.”

II. “O PIB pode ser analisado também a partir do consumo, sendo dividido pelo consumo das famílias, do governo, pelos investimentos realizados pelo governo, empresas privadas e pelas exportações.”
Assinale a alternativa correspondente:

Alternativas
Comentários
  • produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam paísesestados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

    Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

  • Economia cresce 0,2% no primeiro trimestre, aponta IBGE

    PEDRO SOARES 
    Folha

    Diante de uma freada do investimento e da desaceleração da indústria, o PIB (Produto Interno Bruto) fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 0,2% ante os três últimos meses de 2011, na comparação livre de influência sazonais, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira.

    De janeiro a março, a economia do país produziu R$ 1,03 trilhão em bens e serviços. Na comparação com o primeiro trimestre de 2011, a economia brasileira cresceu 0,8%. E no acumulado dos últimos quatro trimestres encerrados em março, o PIB subiu 1,9%.

    Prévia do Banco Central sobre a atividade da economia (o índice IBC-BR) já apontava um PIB fraco, com crescimento de 0,15% no primeiro trimestre. Pesquisa da autoridade monetária com as principais instituições financeiras do país aponta alta do PIB inferior a 3% neste ano, enquanto alguns bancos e consultorias já projetam expansão de 2,8%.

    O PIB, que reflete a soma das riquezas produzidas por um país, é composto pelos dados da indústria, agropecuária e setor de serviços. Também é analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações.

     

  • Não estaria faltando também a parcela de "importações" na segunda afirmativa? 
  • Questão da FGV e não do CESPE.
    Temos que nos basear no que está no enunciado e o que está lá está correto em ambas as colocações.

    Bons estudos.
  • O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dos investimentos (formação fixa de capital bruto).

    Os números revelados pelo PIB têm impacto direto na população, pois são indicadores determinantes da qualidade de vida, segundo a  economista Beatriz David, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

    - Se o PIB aponta expansão da economia, isso tem influência sobre o bem-estar da população. Quando o país está crescendo, as pessoas vão sentir os efeitos, não de forma igualitária, porque isso vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas a qualidade de vida aumenta, porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preços diminuam e que haja mais disponibilidade de produtos no mercado. Então isso significa não apenas mais renda para gastar, mas também mais produtos disponíveis para compra.

    http://noticias.r7.com/economia/noticias/saiba-o-que-e-pib-e-o-que-ele-significa-na-sua-vida-20091210.html

    Bons estudos!