A alternativa "C" é até sacanagem, pois o próprio comando da questão fez tal afirmativa.
Segundo Cunha & Cols. (2000),
"O psicodiagnóstico é um processo científico (A), limitado no tempo (B), que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso."
Ainda segundo Cunha & Cols. (2000),
"O psicodiagnóstico deve partir de um levantamento de hipóteses a serem confirmadas ou refutadas (C), através de um processo pré-determinado e objetivos específicos. O processo estabelece um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo (D). Este plano define os instrumentos necessários, como testes e técnicas, de que forma e quando utilizá-los, baseado nas hipóteses formuladas inicialmente."
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: E
Questão com referência ao conceito de psicodiagnóstico de Jurema Cunha. Segundo a autora, é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes
psicológicos (input), em nível individual ou não,
seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos
específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
Caracteriza-se como
um processo científico, porque deve partir de
um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos.
Tal processo é limitado no tempo, baseado num
contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais
permitam estabelecer um plano de avaliação
e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).
A alternativa "E" se encontra incorreta, pois não são as crenças do psicólogo que dão base ao processo, mas os dados colhidos no processo.
Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre :
Artmed, 2007.
GABARITO: E