C)
10. COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Técnicas utilizadas na comunicação interpessoal
• Paráfrase: consiste em dizer, com as próprias palavras, aquilo que o outro disse, isto é, mostra ao outro o significado do que você apreendeu do que ele disse. A paráfrase é uma das maneiras de testar a compreensão da mensagem antes de reagir a ela.
• Descrição de comportamento: consiste em relatar as ações específicas, observáveis, dos outros, sem fazer julgamentos ou generalizar os motivos ou traços de personalidade.
• Verificação de percepção: consiste em dizer a própria percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar a compreensão dos sentimentos e do conteúdo das palavras emitidas.
10.1 Comunicação assertiva
Quando se conversa com as pessoas, são emitidos três tipos de comportamentos diferentes. Pode-se comportar de forma agressiva, desrespeitando, ironizando ou causando impressão; pode-se comportar de forma passiva e, neste caso, não se diz o que se pensa e não é colocada a própria opinião, baseando-se em um sentimento de insegurança.
As duas primeiras formas não são aconselhadas, pois não deixam a comunicação clara, além de despertar sentimentos improdutivos. A terceira forma de agir se chama comportamento assertivo, ou assertividade, e se refere à pessoa que consegue agir em prol dos próprios interesses, se afirmar sem ansiedade elevada, expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, exercitar os próprios direitos sem negar os alheios.