SóProvas


ID
3294250
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição da República Federativa do Brasil, vigente desde 1988, foi instituída por uma Assembleia Constituinte majoritariamente composta pelo pleito de 1986. Assim sendo, a Carta Política pode ser classificada como

Alternativas
Comentários
  • Assembléia constituída pelos representantes eleitos devido a democracia e o direito ao sufrágio universal !!! PMGO #avanti
  • GAB: LETRA D

    A CF de 88, quanto à sua origem, é classificada como promulgada (democrática ou popular). Diferentemente do que ocorreu na Constituição de 1937 (Getúlio Vargas) e de 1967 (durante o regime militar), que foram outorgadas, ou seja, impostas ao povo pelos governantes.

  • Olá, amigos!

    Gabarito: D

    Classificação quanto à origem: 

    Promulgada/ Democrática/Populares:

    A Constituição de 1988 é classificada como promulgada (P de Povo), também chamada de democrática ou popular, pois foi derivada do trabalho de uma Assembleia Nacional Constituinte composta de representantes do povo, representantes estes eleitos com a finalidade de sua elaboração.

    Outorgadas:

    Constituições elaboradas e estabelecidas sem a participação popular, através de imposição de poder.

    Exemplos de Constituições Outorgadas: 1937

    Trecho CF, 1937, Getúlio Vargas: Art. 9º - O Governo federal intervirá nos Estados mediante a nomeação, pelo Presidente da República, de um interventor que assumirá no Estado as funções que, pela sua Constituição, competirem ao Poder Executivo, ou as que, de acordo com as conveniências e necessidades de cada caso, lhe forem atribuídas pelo Presidente da República”

    Abraços!

  • 1 - Classificação quanto à origem:

    As Constituições se classificam quanto à origem em:

    a) Outorgadas (impostas, ditatoriais, autocráticas): são aquelas impostas, que surgem sem participação popular. Resultam de ato unilateral de vontade da classe ou pessoa dominante no sentido de limitar seu próprio poder, por meio da outorga de um texto constitucional. Exemplos: Constituições brasileiras de 1824, 1937 e 1967 e a EC nº 01/1969.

    b) Democráticas (populares, promulgadas ou votadas): nascem com participação popular, por processo democrático. Normalmente, são fruto do trabalho de uma Assembleia Nacional Constituinte, convocada especialmente para sua elaboração. Exemplos: Constituições brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988.

    c) Cesaristas (bonapartistas): são outorgadas, mas necessitam de referendo popular. O texto é produzido sem qualquer participação popular, cabendo ao povo apenas a sua ratificação.

    d) Dualistas (pactuadas): são resultado do compromisso instável entre duas forças antagônicas: de um lado, a monarquia enfraquecida; do outro, a burguesia em ascensão. Essas constituições estabelecem uma limitação ao poder monárquico, formando as chamadas monarquias constitucionais.

    Fonte: Estratégia Concursos. 

     

     

  • A constituição de 88 é PEDRA FORMAL

    · 

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e as características da nossa atual Constituição Federal.

    A nossa atual Constituição Federal (1988) é promulgada, rígida, analítica, formal, escrita e dogmática.

    DICA:

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88 = "PRAFED"

    P = Promulgada/Popular (Quanto à origem)

    * NÃO É OUTORGADA.

    R = Rígida (Quanto à mutabilidade/estabilidade)

    * NÃO É SEMIRRÍGIDA, SEMIFLEXÍVEL, FLEXÍVEL OU IMUTÁVEL.

    A = Analítica (Quanto à extensão)

    * NÃO É SINTÉTICA.

    F = Formal (Quanto ao conteúdo)

    * NÃO É MATERIAL/SUBSTANCIAL.

    E = Escrita (Quanto à forma)

    D = Dogmática (Quanto ao modo de elaboração)

    * A CF/88 É DOGMÁTICA HETERODOXA/ECLÉTICA/PRAGMÁTICA.

    ** NÃO É HISTÓRICA.

    Outras características da CF/88:

    1) Quanto à correspondência com a realidade = Normativa;

    2) Quanto à finalidade = Constituição-dirigente;

    3) Quanto ao conteúdo ideológico = Constituição Social;

    4) Quanto ao local da decretação = Autoconstituição/Autônoma;

    5) Quanto ao sistema = Constituição Principiológica ou Aberta;

    6) Quanto à ideologia = Eclética / Pragmática / Heterodoxa.

    DICA: RESOLVER A Q77036, A Q37699 E A Q51366 PARA COMPLEMENTAR ESSE ASSUNTO.

    A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois a Constituição Federal Brasileira de 1988 não é despótica, mas sim republicana.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, a Constituição Federal Brasileira de 1988 não é imutável, mas sim rígida, podendo ser alterada, desde que respeitados os princípios e as normas referentes ao processo legislativo.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, a Constituição Federal Brasileira de 1988 não é autoritária, mas sim democrática.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pelas explicações destacadas nas demais alternativas.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois a Constituição Federal Brasileira de 1988 não é elástica, conforme explanado anteriormente.

    Gabarito: letra "d".

  • A presente questão versa acerca das características de uma Constituição, devendo o candidato ter conhecimento acerca de cada tipo que pode existir.


    a)Incorreta. O Despotismo era uma forma de governo que ignorava a Constituição. Não existia preocupação com leis ou constituições, sendo o governo regido por um déspota que detinha total poder sem expressa oposição da população.


    b)Incorreta. A assertiva está incorreta, pois a CF/88 não é imutável, mas rígida, pois existem processos legislativos mais complexos que permitem a alteração constitucional, como a emenda complementar.


    c)Incorreta. A CF/88 não é autoritária e sim democrática, pois busca estabelecer um tratamento igualitária e democrático de todos os cidadãos e não somente certos grupos políticos.


    d)Correta. CF/88, preâmbulo dispõe: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.


    e)Incorreta. Elástica é um meio de interpretação constitucional em que se perfaz por meio valorativo que se utiliza de fatores extraconstitucionais, como realidade social e cultural do povo.


    Gabarito da professora: D