SóProvas


ID
3297283
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as alternativas a seguir com base no artigo, de Maria Carmelita Yazbek, “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade”, a respeito dos diferentes posicionamentos, lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do Serviço Social em sua trajetória e que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições.

I. A relação entre a profissão e o ideário católico, na gênese do Serviço Social brasileiro, irá imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais.

II. É na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro fundamentará a formulação de seus primeiros objetivos político-sociais, orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador alinhados aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à “questão social”.

III. O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 1940, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. A relação entre a profissão e o ideário católico, na gênese do Serviço Social brasileiro, irá imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da ?questão social? como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais.

    II. É na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro fundamentará a formulação de seus primeiros objetivos político-sociais, orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador alinhados aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à ?questão social? ? incorreto, "marxismo" é somente na última vertente, Igreja Católica ? doutrina social da igreja, neotomismo e tomismo.

    III. O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 1940, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O Serviço Social no Brasil é recheado de avanços e rupturas. Sua origem, datada de 1930, tinha como fundamentação teórica a doutrina social da Igreja Católica(tomismo e neotomismo), que expressava e dava vazão às suas concepções humanas e sociais com a publicação das Encíclicas Papais. O serviço social foi gestado no ideário da Igreja Católica que à época, início do século XX, prosseguia sem grandes dificuldades no que dizia respeito a formação dos primeiros assistentes sociais. 

  • A Igreja Católica nos primórdios da profissão se posicionava contra tanto ao ideário liberal quanto ao comunismo. Defendia a ideia de cristianização da sociedade e adequação da mesma à sua doutrina, como estratégia de recuperação da sua hegemonia política e prestígio social.

    Continue a nadar...

    Até a posse!