SóProvas


ID
3298642
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as transformações e fortes impactos sobre a organização e as condições de vida das famílias brasileiras, nas últimas décadas, analise as afirmativas a seguir.


I. Com as transformações dos últimos anos, observa-se gradativo crescimento da ocupação das mulheres e dos filhos, paralelo ao incremento da diversidade e complementariedade de formas de trabalho e fontes de renda, que constituem o eixo central das “estratégias de sobrevivência” das famílias das classes trabalhadoras.

II. A reestruturação produtiva e a crise ampliaram o desemprego gerando dificuldades de inserção da maioria dos trabalhadores em um mercado cada vez mais restrito e exigente quanto à instrução, qualificação (que envolve o capital cultural), condições de saúde e tempo de dedicação ao trabalho, mesmo nas áreas mais dinâmicas do país, como as regiões metropolitanas.

III. Nas classes populares, o emprego doméstico (ao lado de serviços executados de forma autônoma diretamente para o público) constitui o grande absorvedor da mão de obra feminina, indicando tanto a permanência de papéis tradicionais para as mulheres no mercado de trabalho como a precariedade de sua inserção, uma vez que esse tipo de emprego apresenta os menores níveis de formalização do vínculo, jornadas de trabalho irregulares e prolongadas e baixa remuneração.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Todos itens corretos:

    I ? Com as transformações dos últimos anos, o crescimento da ocupação das mulheres e dos filhos registrado até os anos 80, paralelo ao incremento da diversidade e complementariedade de formas de trabalho e fontes de renda, que constituíam o eixo central das "estratégias de sobrevivência" das famílias das classes trabalhadoras, vem sendo inviabilizado. Como assinala Goldani (2002), a utilização dos "recursos da pobreza" vem-se transmutando em perversa "pobreza de recursos", com a família reduzindo seu tamanho mas com "dependentes dependendo cada vez mais" dos poucos adultos que trabalham, em condições muitas vezes bastante desfavoráveis

    II ? Afetando o conjunto das atividades econômicas e setores que absorviam tradicionalmente e em grande escala a mão-de-obra masculina e de menor qualificação (como a indústria e a construção civil), a reestruturação produtiva e a crise ampliaram o desemprego e a vulnerabilidade ocupacional entre os chefes de família, homens na maioria dos casos. Além disso, vêm reduzindo a possibilidade de que outros membros da família possam colaborar com o chefe ou, eventualmente, substituí-lo na manutenção do grupo doméstico.

    III ? [...] enfrentando discriminações e dificuldades no mercado de trabalho, as mulheres não apenas auferem remunerações médias inferiores às dos homens como tendem a concentrar-se em ocupações precárias, instáveis, mal remuneradas e com baixa proteção social. Nas classes populares, o emprego doméstico (ao lado de serviços executados de forma autônoma diretamente para o público) constitui o grande absorvedor da mão-de-obra feminina, indicando tanto a permanência de papéis tradicionais para as mulheres no mercado de trabalho como a precariedade de sua inserção, uma vez que esse tipo de emprego apresenta os menores níveis de formalização do vínculo, jornadas de trabalho irregulares e prolongadas e baixa remuneração.

    ? Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392003000200012

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!