ERRADA
A descrição é uma atividade típica da terceira idade ou arquivo permanente.
Uma das principais características do arquivo permanente é a de ser acessível a todos. Ao contrário das fases precedentes, quando o acesso é apenas facultado aos órgãos produtores (ou a outros interessados, mediante concessão especial), a terceira idade significa que os arquivos são públicos por excelência. Por essa razão, os documentos só podem ser consultados no local, não havendo mais qualquer modalidade de empréstimo.
Dentre as atividades típicas do arquivo permanente, destacam-se o arranjo, a descrição e a conservação de documentos.
Descrição
Para que o arquivo permanente cumpra de forma plena a função de atender ao público, isto é, de colocar à disposição dos usuários o conteúdo de seu acervo, é preciso proceder à descrição dos documentos, que podem resultar de diferentes instrumentos de pesquisa. Sua adequada elaboração, do ponto de vista técnico, é fator decisivo para que se estreitem os vínculos entre usuário, qualquer que seja o objeto da pesquisa a que se propõe, e o arquivo.
Fonte: Portal do Ministério das Relações Exteriores (http://www2.mre.gov.br/aulanet2/material/curso/9/75/permanente.asp?id_top=10)
Bons estudos, e que Deus nos abençoe.
Descrição é uma atividade típica dos arquivos de terceira idade (permanente), mas isso não quer dizer que ela não possa ocorrer nas outras idades.
A própria nobrade fala um pouquinho sobre isso:
"Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária."
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf (pág 10)