SóProvas


ID
330073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso da informática como apoio para o desempenho das funções
arquivísticas tem sido um aliado, no entanto, também apresenta
desafios para o arquivista, sobretudo no que se refere à manutenção
das características essenciais dos arquivos. Considerando a
automação aplicada aos arquivos, julgue os próximos itens.

Nos casos em que os documentos eletrônicos dependam de programas (software) específicos para a sua conservação, a migração desses documentos para outros suportes ou formatos pode ser uma solução viável.

Alternativas
Comentários
  • As estratégias de preservação para os documentos arquivísticos devem ser selecionadas com base na sua capacidade de manter as características dos documentos e na avaliação custo-benefício. Logo, passar os documentos para supostes que sejam menos dificultosos de acessar é uma boa opção.

  • Certo.  A migração desses documentos para outros suportes ou formatos é uma solução bastante viável.

  • Correto.

    A Preservação de documentos digitais deve ir além de mantê-los em um ambiente com condições adequadas, sendo necessário um programa de migração de suportes e formatos para combater a rápida obsolescência tecnológica, e consequentemente a perda da informação. 

    A Gestão de Documentos Eletrônicos é a única ferramenta capaz de manter os documentos autênticos e fidedignos. Para tal deve determinar as condições, meios e ferramentas que atuarão na produção, acesso, utilização e destinação desses documentos. 


    Fonte: Ponto dos Concursos -Prof. Mayko Gomes

  • Migração: a migração para novos sistemas é realizada no caso de obsolescência de hardware, software ou formatos. Envolve, inclusive, conversão de dados. Pode abranger grande quantidade de elementos – hardware, software e formatos – e, dessa forma, apresentar maior complexidade de planejamento e execução. Apesar disso, mostra-se como uma alternativa interessante para o acompanhamento das mudanças decorrentes da evolução tecnológica. A migração, assim como a emulação e a conversão de dados, apresenta riscos quanto à integridade e funcionalidade dos documentos arquivísticos digitais, por isso deve ser realizada de modo criterioso e sistemático. (pág 82)

    Glossário do e-ARQ Brasil:

    Migração: Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade dos objetos digitais de serem acessados apesar das mudanças tecnológicas. A migração consiste na transferência de um objeto digital: a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo; b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado; c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para outra mais moderna. A migração pode ocorrer por conversão, atualização ou reformatação. (pág 130)

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf