A) Interflúvios são regiões mais elevadas de uma Bacia Hidrográfica, servindo de divisor entre uma bacia e outra. Também são chamados de divisores topográficos ou divisores de água. Nos interflúvios predominam os processos de erosão areolar realizadas pelo intemperismo físico e químico, que tendem a rebaixar o relevo. Os sedimentos resultantes desses processos tendem a se deslocar em direção ao leito fluvial (canal do rio), caracterizando assim uma região fornecedora de material.
B) Os principais afluentes do rio Jacuípe, na margem direita, são os rios Capivara Grande, Capivara Pequeno, Jacumirim e Imbassaí e na margem esquerda, os rios Camaçari, Samburá, das Pedras e Bebedouro.
C) As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d’água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros, serras, picos e chapadas. As águas são direcionadas pela topografia do terreno.
D) A Hierarquia Fluvial caracteriza os cursos d’água como rios de primeira ordem (o principal fluxo d’água a partir da nascente), rios de segunda ordem (os fluxos d’água um pouco maiores, união de mais de um rio de primeira ordem) e rios de terceira ordem (o principal rio da Bacia Hidrográfica).