SóProvas


ID
3301810
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 27, 28, 29 e 30.

O lobo e a cabra

Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado e, como não tinha condições de subir até lá, resolveu convencer a cabra a vir mais para baixo.
– Minha senhora, que perigo! – disse ele numa voz amistosa. – Não seja imprudente, desça daí! Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.
Mas a cabra conhecia os truques do esperto lobo.
– Para o senhor, tanto faz se a relva que eu como é boa ou ruim! O que o senhor quer é me comer!
Moral: Cuidado quando um inimigo dá um conselho amigo.

Disponível em: <https://www.refletirpararefletir.com.br/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Assinale a alternativa em que o(s) elemento(s) coesivo(s) destacado(s) corresponde(m) ao que se afirma entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) ?Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado [...]? (introduzem no discurso uma entidade que ainda não foi referida anteriormente. Tratando-se de uma informação nova e não previsível, as entidade foram introduzidas pelos artigos indefinidos) ? correto, marca algo que não foi apresentado e trata de dois artigos indefinidos.

    B) ?[...] como não tinha condições de subir até lá [...]?. ?Não seja imprudente, desça daí.? (são elementos lexicais que indicam referência espacial e estão retomando ?rochedo escarpado?) ? indica uma referência locativa e refere-se ao rochedo.

    C) ?Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.? (repetição vocabular que garante a progressão textual; no entanto, para evitar a repetição, o termo poderia ser substituído por um pronome catafórico. No caso, o pronome relativo ?que?) ? incorreto, o pronome relativo "que" tem valor anafórico (=retoma algo) e não valor catafórico (=ago que ainda será mencionado).

    D) ?? Minha senhora, que perigo! ? disse ele numa voz amistosa.? (em ambos os termos, há indicação do mesmo referente. No verbo ?disse?, há uma coesão por elipse; em ?ele?, há coesão referencial que se realiza por meio do pronome pessoal anafórico) ? incorreto, concorda com o sujeito explícito "ele" (=ele disse).

    E) ?? Minha senhora, que perigo!? (os pronomes possessivo e de tratamento são hiperônimos que retomam o referente ?cabra?) ? incorreto, não são hiperônimos, são apenas pronomes.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Confesso que não entendi muito bem o erro da letra b

  • Não se preocupem em entender o "erro" da letra B, o objetivo da criativa aocp é apenas desestabilizar e nos fazer desistir. Trata-se de uma fgv sem grife.

  • também não entendi o erro da B