SóProvas


ID
3302635
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O objetivo primário no tratamento deste tipo de choque consiste em melhorar a função miocárdica. As arritmias devem ser tratadas prontamente. É necessário ser cauteloso ao iniciar volume e a dobutamina pode ser usada. Esse tratamento refere-se a qual tipo de choque?

Alternativas
Comentários
  • O choque cardiogênico ocorre quando a capacidade do coração de bombear sangue está comprometida. Normalmente ocorre devido infarto agudo do miocárdio ou insuficiência cardíaca congestiva. Uma das drogas de escolha é a Dobutamina.

  • dobutamina,  uma catecolamina sintética com efeitos mais proeminentes sobre receptores beta-1. Tem mais efeito inotrópico positivo que cronotrópico. Estimula diretamente os receptores beta-1 do coração, aumentando a contratilidade do miocárdio e o volume de ejeção, dando lugar a um aumento do gasto cardíaco.

  • ALTERNATIVA CORRETA: E

    O candidato deve possuir conhecimento sobre as fisiopatologias de choque cardíaco para resolver essa questão.

    O choque cardiogênico pode decorrer das seguintes condições: 

    1. Falência de bomba (infarto do miocárdio — miopático e complicações mecânicas) e outras condições: cardiomiopatia dilatada, miocardite, depressão miocárdica pós-circulação extracorpórea. 

    2. Distúrbios do enchimento diastólico (cardiomiopatias hipertrófica e restritivas).

    3. Taquicardias e bradicardias.

    4. Obstruções ao fluxo sanguíneo devido a valvopatias, à embolia pulmonar maciça e ao tamponamento cardíaco.

    O suporte farmacológico inotrópico geralmente é iniciado com agonistas beta-adrenérgicos, principalmente a dobutamina.

    Os inotrópicos têm papel destacado no tratamento, uma vez que a disfunção contrátil aguda é o evento fisiopatológico inicial. 

    Se houver suspeita de hipovolemia, deve- se realizar infusão rápida de volume, cuja composição dependerá da natureza do choque.

    A

    0%

    Choque anafilático. 

    ERRADA

    O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos, ou minutos, após se estar em contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha, alguns medicamentos ou alimentos, por exemplo.

    No paciente em colapso, a injeção intravenosa de adrenalina, na dose de 0,3 a 0,5 mg de uma solução de 1:10.000, é preferível. 

    O uso subcutâneo da adrenalina, 0,3 a 0,5 mg da solução 1:1000, é indicada apenas àqueles que não estão em choque circulatório. 

    B

    10%

    Choque hipovolêmico.

    ERRADA

    O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. 

    Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca. 

    C

    0%

    Choque distributivo

    ERRADA

    O choque distributivo resulta de uma relativa inadequação do volume intravascular causada por vasodilatação arterial ou venosa; o volume de sangue circulante é normal. 

    Em alguns casos, o débito cardíaco (e EDO2) é alto, mas o fluxo sanguíneo aumentado nas anastomoses arteriovenosas se desvia dos leitos capilares; esse desvio, associado ao transporte de O2 celular dissociado, causa hipoperfusão celular (demonstrada por menor consumo de O2). 

    Em outras situações, o sangue se acumula em leitos venosos de capacitância e o débito cardíaco cai.

    D

    0%

    Choque obstrutivo. 

    ERRADA

    O choque obstrutivo pode ser definido como uma redução do débito cardíaco secundário a um inadequado enchimento ventricular. 

    As principais causas de choque obstrutivo são o tamponamento pericárdico, a embolia pulmonar maciça e o pneumotórax