Gabarito: Letra E
Letra A: DBO mede a quantidade de oxigênio consumido pelos microrganismos aeróbios para a estabilização da matéria orgânica. Portanto, para encontrar o valor da DBO5, basta encontrar o valor de OD que foi consumido nos 5 dias. Logo DBO5=7 mg/L
Letra B: A estabilização completa demora, em termos práticos, vários dias (20 ou mais para esgoto doméstico). Por isso, para evitar que o teste de laboratório fosse muito demorado, e para permitir a comparação de diversos resultados, padronizou-se o uso da DBO aos 5 dias na temperatura constante de 20ºC (DBO5,20)
Letra C: Quanto maior a eficiência do tratamento biológico, maior a relação DQO/DBO. Portanto, à medida que as águas residuárias passam pelas unidades de tratamento, a relação DQO/DBO aumenta, não diminui.
Valores típicos da relação DQO/DBO são:
Esgoto bruto: 1,7 a 2,4
Esgoto tratado: 2,5 podendo a chegar a 4 e 5
Letra D: O consumo de oxigênio após a estabilização completa da matéria orgânica é maior que o consumo de oxigênio decorridos 5 dias. Portanto, a DBO última será maior que a DBO5 e a relação DBOu/DBO5 > 1.
Valores típicos da relação DBO5/DBOu são:
Efluente bruto: 0,83
Após tratamento primário: 0,63
Após tratamento secundários: 0,31
Letra E: De Acordo com Braile e Cavalcanti (1979) quando a relação DBO/DQO > 0,5 indica que o efluente tem boa BIOdegradabilidade e, portanto, que o tratamento BIOlógico é adequado.
150/280 = 0,54 -> Tratamento biológico é adequado