SóProvas


ID
3303019
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os benzodiazepínicos são utilizados principalmente como sedativos-hipnóticos e ansiolíticos. Sobre o benzodiazepínico clonazepam, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os medicamentos fenitoína, fenobarbital e carbamazepina são indutores enzimáticos.

  • Bem destacado por Belyze, eles não inibem a depuração ("A depuração ou clearance de um fármaco é o parâmetro que integra todos os fenômenos farmacocinéticos da metabolização e excreção de um fármaco, e indica mais significativamente o tempo de ação dele em seus alvos moleculares, celulares e orgânicos") mas a induzem

  • O gabarito é questionável, pois a literatura aponta que o clonazepam oferece baixo risco à amamentação, especialmente em doses menores do que 1mg/dia. Contrapondo os benefícios da amamentação, essa afirmativa pode ser considerada falsa também.

  • fenitoínafenobarbitalcarbamazepina, ácido valproico e divalproato podem AUMENTAR a depuração de clonazepamassim, DIMINUINDO as concentrações plasmáticas do clonazepam durante o tratamento concomitante.

  • O suco de toranja aumenta a biodisponibilidade da maioria dos fármacos.

  • Interações farmacocinéticas fármaco / fármaco (IFF):

    Fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, lamotridina e, em menor grau, valproato podem aumentar a depuração de clonazepam, reduzindo assim as concentrações plasmáticas de clonazepam em até 38% durante o tratamento concomitante.

    O clonazepam possui o potencial de influenciar as concentrações de fenitoína. Por causa da natureza bidirecional da interação clonazepamfenitoína, observou-se que os níveis de fenitoína permaneceram inalterados, aumentaram ou diminuíram com a administração concomitante com clonazepam dependendo da dose e dos fatores do paciente. O clonazepam por si só não induz as enzimas responsáveis pelo seu próprio metabolismo. As enzimas envolvidas no metabolismo de clonazepam não foram identificadas claramente, mas incluem CYP3A4. Os inibidores de CYP3A4 (por exemplo, fluconazol) podem comprometer o metabolismo de clonazepam e levar a concentrações e efeitos exagerados. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, sertralina (fraco indutor de CYP3A4) e fluoxetina (inibidor de CYP2D6) e o medicamento antiepiléptico felbamato (inibidor de CYP2C19; indutor de CYP3A4) não afetam a farmacocinética de clonazepam, quando administrados concomitantemente. A literatura sugere que a ranitidina, um agente que diminui a acidez estomacal, não altera de forma significativa a farmacocinética de clonazepam.

    Fonte: http://www.furp.sp.gov.br/arquivos/produtos/bulas/profissional/81/CLONAZEPAM_BPROF_01062017.pdf