SóProvas


ID
3303313
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O consumo alimentar excessivo também apresenta problemas que se manifestam como obesidade, diabetes, doença cardíaca aterosclerótica, hipertensão arterial e síndrome metabólica.

( ) A obesidade está associada a uma inflamação de alto grau, altas concentrações de marcadores inflamatórios (como proteína C- reativa) e citocinas pró-inflamatórias.

( ) Avaliar o paciente obeso doente representa um desafio ainda maior. As ferramentas de rastreio que identificam um indivíduo como estando em risco somente quando está subnutrido podem classificar o paciente obeso doente como de baixo risco e com menos probabilidade de ser identificado como tendo maior potencial de morbidade.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar essa questão? Muito confuso o último item
  • O ponto dessa questão é saber o que as avaliações nutricionais de rastreamento abordam como classificação de risco nutricional. No caso da questão, mais especificamente a última assertiva, ele trata da subnutrição e da obesidade na triagem. As triagens, na sua maioria, utilizam como parâmetros a perda de peso nos últimos 3 a 6 meses, interrupção da ingesta alimentar e IMC. O paciente obeso pode n ter perdido peso, pode não ter parado de ingerir alimentos e por esse fato ser classificado como paciente de baixo risco. Visto que o IMC sozinho não é preditor de diagnóstico nutricional.
  • Uma vez que a obesidade é considerada uma doença inflamatória e o  exercício físico modula de forma direta tais processos, é essencial que tenhamos como um dos objetivos principais de nossos programas de exercícios físicos a melhora da resposta inflamatória de obesos.

    Obesidade e inflamação

    A origem desse conceito apoia-se no fato de que o nível circulante de muitas citocinas e proteínas de fase aguda associadas à inflamação apresenta-se elevado em pacientes obesos. 

    Acredita-se que a inflamação seja uma consequência da obesidade; porém, Das (2001) sugeriu que a obesidade é de fato o resultado de uma doença inflamatória.

    Nesse sentido, a questão central a ser respondida é qual a origem dos marcadores inflamatórios na obesidade. 

    A resposta anti-inflamatória da adiponectina parece ser mediada pelas concentrações de outras citocinas pró-inflamatórias, mais especificamente a IL-6, o TNF-a e a proteína C reativa (PCR). 

    Prado (2007)(66) encontrou alta concentração circulante de leptina nos adolescentes obesos, de ambos os gêneros.

    Fonte: Obesidade e Adipocinas Inflamatórias: Implicações Práticas para a Prescrição de Exercício 2009

  • Questão passível de recurso. Visto que a segunda assertiva também está correta, pois a obesidade é uma doença inflamatória.
  • De forma mais simples, o paciente obeso muitas vezes perde peso quando fica doente, o que de fato, não quer dizer que ele não seja obeso, somente está com menor risco devido à situação patológica atual e também a avaliação nutricional fica mais comprometida.

    Subnutrição: Mal nutrido.

  • acredito que essa questão seja passível de recurso, pois acredito que a segunda também está certa
  • A obesidade causa inflamação de baixo grau, e não de alto grau como afirma a questão.