SóProvas


ID
3303847
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é um conjunto de premissas que um grupo desenvolveu para lidar com problemas de adaptação externa e para promover a integração interna. No que se refere à cultura organizacional, julgue o item.

As disfunções da cultura organizacional prejudicam a capacidade de resolução de problemas de convivência interna e adaptação externa. Um exemplo de disfunção da cultura é o uso excessivo de jargão ocupacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    As desvantagens são as chamadas disfunções da Cultura Organizacional, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Nesse caso, a cultura passa a ser considerada um passivo.

    Disfunções na Cultura Organizacional são desvios no comportamento coletivo. Muitas vezes, acabam não sendo percebidas pelos membros do grupo. Geralmente, elas ocorrem quando os valores compartilhados não são aqueles necessários para melhorar a eficácia da organização. Em outras palavras, é 

    quando a cultura diverge das necessidades da empresa

    A cultura também pode se tornar uma barreira à diversidade. A padronização de comportamentos elimina as distintas experiências que as pessoas podem levar para a organização. 

    dificuldade de entender e processar mudanças ambientais;

    resistência generalizada à necessidade de mudança interna;

    dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios;

    tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes;

    uso excessivo de jargão como disfarce d

    e solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos. 

  • Errei devido a esse jargão ocupacional! Alguém saberia explicar o que é isso?

  • Gabarito CERTO. O uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de solidez intelectual, prejudica a comunicação com outros grupos.
  • CERTO

  • Jargão é uma linguagem específica, incompreensível pela maioria, gíria.

  • A questão Q622627 responde essa questão.

  • Vamos analisar a questão:

    A Cultura Organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento diário dos membros de uma organização e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais. Essa Cultura por ser constatada em diferentes níveis da organização, desde os de fácil observação, até os pressupostos básicos enraizados nas atitudes e nos princípios dos seus membros.

    Portanto, as disfunções dessa cultura estão relacionadas aos aspectos que dificultam ou prejudicam as relações pessoais dentro e fora das organizações. Alguns exemplos de disfunções são: dificuldade de compreender mudanças ambientais; dificuldade de aceitar outras culturas e posições divergentes; resistência à necessidade de mudança; e uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de solidez intelectual. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta.


    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".
  • Dentre tipos de disfunções da cultura organizacional, está o jargão ocupacional. O jargão ocupacional é um estilo de linguagem profissional que é geralmente útil ou necessária para aqueles dentro do grupo, mas sem sentido para as pessoas de fora.

    Quer lembrar todas as disfunções? Veja:

    A cultura organizacional pode criar disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização. São exemplos de disfunções da cultura:

    •Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.

    •Resistência generalizada à necessidade de mudança interna.

    •Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.

    •Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes.

    •Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.

    •Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento aos clientes.

    Gabarito: CERTO

  • São disfunções da cultura organizacional:

    dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.

    dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.

    resistência generalizada à necessidade de mudança interna.

    uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de solidez intelectual.