-
Uma casca de banana enorme jogada pela UFMA!!!!!!
As organizações são grupos formais e estruturados com propósitos difusos, que primam pela eficiência e eficácia em suas ações. Pois é, não são propósitos difusos existe uma racionalização das metas, objetivos e parâmetros a serem seguidos. Gabarito Letra E.
A eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor numero de erros. Já a eficácia estaria ligada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas. Isso serve pra responder e eliminar as letras A e C.
A assertiva B, traz aquele conceito que dispensa comentários.
A assertiva D revela que os níveis organizacionais foram redefinidos em muitas organizações ao longo da segunda metade do século XX, quando as organizações passaram a buscar a horizontalização, embora ainda sejam centrais. Justamente com a expansão vivenciada e a ampliação dos processos industriais ao longo do globo, as dificuldades das organizações verticalizadas ficaram explícitos. A dificuldade de comunicação e o tempo necessário para a tomada de decisões relacionadas ao processo produtivo despertaram o viés para uma estruturação mais orgânica das organizações.
Gabarito Letra E.
-
Gab. E.
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade, objetivos coletivos, independente do que ela faz ou de seu tamanho. Uma organização tem um propósito ou metas para sua existência, seus objetivos são diversos, determinados pela cultura e segmento na definição da missão da organização ao planejar-se para prestar um serviço social, de entretenimento ou fornecer algum bem para a sociedade. A organização pode ser entendida como unidades planejadas intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos em um conjunto de atividades e forças coordenadas conscientemente por duas ou mais pessoas.
(LATORRE, 2015, p.21)
---------
Os conceitos relativos à organização fazem alusão ao termo sistema. Sistema este formado por pessoas, recursos financeiros, recursos materiais atuando de forma conjunto para o alcance de objetivos. De acordo com Chiavenato (2002) para que uma organização possa existir deve atender aos seguintes pré-requisitos: existirem pessoas aptas a se comunicarem; atuarem de forma conjunta; e atingirem um objetivo comum.
Quanto à alternativa A não achei fundamento nas literaturas. Se alguém complementar, fico agradecido.
-
Errei mas acordei! rsrs
-
Não posso concordar com esse gabarito.
A) Se eu disser que eficiência e eficácia são diametralmente OPOSTAS, quero dizer que quando sou eficaz, não são eficiente; quando sou eficiente, não sou eficaz. Isso é ser oposto. Está correto? Lógico que não! Afinal, posso ser eficaz e eficiente ao mesmo tempo.
Já li diversos conceitos de indicadores de resultados, e NUNCA vi algo parecido com esse conceito trazido pela banca da UFMA. Nem mesmo no google achei algum artigo que pudesse, ao menos, se aproximar dessa afirmativa.
E) Propósitos difusos poderia ser interpretado como objetivos pretendidos em várias direções. Por que não? Ou uma empresa tem somente um tipo de objetivo e nada mais? Lembrando que racionalidade não é antônimo de difuso.
-
não concordo com o gabarito dessa questão
-
GABARITO: LETRA E
- As organizações são grupos formais e estruturados com propósitos difusos, que primam pela eficiência e eficácia em suas ações.
- propósitos pré-definidos