SóProvas


ID
3304048
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Kellogg School of Management fez uma matéria que foi reproduzida pela Exame. O texto, cujo título era Quatro estratégias para cultivar líderes fortes internamente, argumentava que “[...] Mesmo com o fato de que um número cada vez maior de empresas promovem oportunidades de autoaperfeiçoamento como vantagem para recrutar novos funcionários, o desenvolvimento de talentos internos nem sempre é utilizado como imperativo estratégico” (Exame, 01/09/2017. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/quatro-estrategias-para-cultivar-lideres-fortes-internamente/> . Acesso em: 12 set. 2017).

Considerando os estilos de liderança, indique a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Essas Teorias são as coisas mais imbecis do Planeta. Todavia, infelizmente, tenho que as gravar.

    Então:

    A - ERRADA

    ''O Líder estilo socialista é caracterizado pela crença na revolução empresarial que proporcionará melhores condições de trabalho e renda para os subordinados.'' ?????????????

    B - ERRADA

    ''O líder estilo democrático é caracterizado por manter uma relação de amizade com os subordinados para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.''

    O Líder Democrático é aquele que consulta o subordinado ANTES de tomar uma decisão.

    Ele poderá ser Democrático Consultivo: consulta o subordinado, no entanto toma a decisão sozinho

    ou poderá ser Democrático Participativo: consulta o subordinado e toma a decisão juntamente com o mesmo.

    C - ERRADA

    ''O estilo autocrático caracteriza-se pela não delegação de tarefas pelo líder, levando-o, por vezes, à sobrecarga de trabalho.''

    Ao contrário, ele delega tarefas.

    D - CORRETA

    ''O líder estilo laissez-faire atua esperando a livre-iniciativa dos subordinados, atuando como um regulador das decisões dos funcionários.''

    Certinho, esse é o estilo do líder laissez-faire.

    E - ERRADA

    O líder estilo neoliberal é caracterizado pela transição do estilo socialista ao laissez-faire, deslocando a atuação da busca por melhores condições coletivas de trabalho para os funcionários por uma atuação marcada pela livre-iniciativa individual.

    Que viagem é essa?

  • Laissez-faire atuando como regulador das decisões? Confesso que não entendi...

  • essa resposta da banca não faz sentido nenhum 

  • Discordo do gabarito.

    O Laissez-faire (liberal) não faz nenhuma tentativa de regular ou avaliar o curso dos acontecimentos. É o líder que apenas irá responder questionamentos.

  • A questão cobra conhecimento sobre os três estilos clássicos de liderança, os Três de White e Lippitt (baseado nos estudos de Kurt Lewin)

    A) Incorreto! Estilo Socialista não é um dos estilos clássicos de liderança. Os estilos são: autocrático, democrático e liberal.

    B) Incorreto! O líder democrático é caracterizado por ser um membro do grupo que estimula e assiste os demais membros e permite que esses participem das decisões. É considerado um líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou críticas.

    C) Incorreto! O líder autocrático determina a tarefa a cada um dos liderados.

    D) A primeira parte está certa, já em relação à segunda, o líder liberal não é um regulador de decisões. Ele deixa os liderados livre e só atende quando solicitado. Por isso, a assertiva também deveria ter sido considerada errada!

    Esse estilo de liderança se comporta da seguinte maneira, de acordo com Idalberto Chiavenato: Tomada de decisões: Total liberdade ao grupo para tomar decisões, com mínima intervenção do líder. Programação dos trabalhos: participação limitada do líder. Informações e orientações são dadas, desde que solicitadas em grupo. Divisão de trabalho: A divisão das tarefas e a escolha dos colegas são do grupo. Não há participação do líder. Comportamento do líder: O líder atua somente quando é solicitado.

    E) Incorreto! Mais uma alternativa descontextualizada para confundir o candidato. São três os estilos clássicos de liderança: autocrático, democrático e liberal.

    Fonte: Chiavenato, Idalberto Administração geral e pública! 2.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. (pág. 132)

     A resposta dada pela banca examinadora foi a letra D, porém o líder laissez-faire não age como regulador, pois sua liderança é frouxa. Logo, a questões deveria ter sido anulada pois não há assertiva correta.

  • A BANCA QUERENDO CRIAR GABARITO, MDS..

  • não resta dúvidas que p gabarito da questão estar equivocado. contudo, queria trazer um comentário sobre a letra c:

    O estilo autocrático caracteriza-se pela não delegação de tarefas pelo líder, levando-o, por vezes, à sobrecarga de trabalho.

    Já vi questão em que considerava sim essa característica como correta quando associada ao líder autocrático, pois, por vezes, é tb um centralizador.

  • Não faz sentido o estilo laissez-faire (delega totalmente as decisões) atuando como um regulador das decisões dos funcionários. Esse seria como democrático consultivo - consulta o grupo para tomada de decisão.

  • GABARITO: LETRA D

    • O líder estilo laissez-faire atua esperando a livre-iniciativa dos subordinados, atuando como um regulador das decisões dos funcionários.