SóProvas


ID
3304240
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei nº 8.112/90 e suas alterações, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: incorreta Lei 8112/1990 Art. 15. § 1 É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  • Posse: 30 dias → apenas nomeação → a investidura ocorre com a posse → nomeação: cargos efetivo e comissão. → posse: formalizada com a assinatura pelo respectivo empossado, feita pelo titular da pasta.

    Exercício: 15 dias → cabe ao chefe da repartição providenciar o exercício do nomeado.

  • Fui nomeado, tenho 30 dias para tomar posse;

    Tomei posse, tenho 15 dias para entrar em exercício, ou seja, começar a trabalhar.

  • GABARITO: D

    Marcar a INCORRETA.

    Assertiva. A. Correta. Art. 1º. Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Art. 3º. parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Assertiva B. Correta. Art. 6º. O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    Assertiva. C. Correta. Art. 8º. São formas de provimento de cargo público: I - nomeação; II - promoção; V - readaptação; VI - reversão; VII - aproveitamento; VIII - reintegração; IX - recondução.

    Assertiva. D. Incorreta. Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. § 1  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. 

    Assertiva E. Correta. Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.  (...) § 2  O servidor será exonerado do cargo ou será tornado sem efeito o ato de sua designação para função de confiança, se não entrar em exercício nos prazos previstos neste artigo, observado o disposto no art. 18. (...)

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 15. § 1   É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.   

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • 15 dias!

  • Analisemos cada opção, individualmente:

    a) Certo:

    De fato, a Lei 8.112/90 abrange os servidores estatutários da administração direta, autárquica e fundacional, o que tem esteio no art. 1º, caput, do aludido Estatuto:

    "Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais."

    Os servidores aí referidos são os ocupantes de cargos públicos, sejam os efetivos, sejam os comissionados, consoante arts. 2º e 3º de tal diploma legal:

    "Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão."

    b) Certo:

    Assertiva de acordo com o art. 6º da Lei 8.112/90:

    "Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder."

    c) Certo:

    Realmente, as formas de provimento enumeradas neste item possuem expresso respaldo legal, conforme rol do art. 8º da Lei 8.112/90:

    "Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    III - Revogado;

    IV - Revogado;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução."

    d) Errado:

    Na verdade, o prazo para entrar em efetivo exercício, previsto na Lei 8.112/90, é de 15 dias, e não de 30 dias, o que se vê do teor do art. 15, §1º:

    "Art. 15 (...)
    § 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse."   

    e) Certo:

    Cuida-se de afirmativa perfeitamente de acordo com o teor do art. 15, caput e §2º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    (...)

    § 2o  O servidor será exonerado do cargo ou será tornado sem efeito o ato de sua designação para função de confiança, se não entrar em exercício nos prazos previstos neste artigo, observado o disposto no art. 18."  


    Gabarito do professor: D

  • N 30, P 15 E.