SóProvas


ID
330592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das normas, métodos e técnicas relativos à orçamento
público, julgue os próximos itens.

No momento em que elaboram suas propostas, as unidades orçamentárias são obrigadas a indicar as fontes de recursos que custearão cada despesa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As unidades orçamentárias elaboram suas propostas e segundo uma estrutura programática: programas e suas respectivas ações (projetos, atividades e operações especiais) que pretendem implantar. Não sendo obrigadas a indicar as fontes de recursos para suas despesas.


  •  

    4 ESTRUTURA ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA

    4.1 CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

    A classificação institucional reflete a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária. Constitui unidade orçamentária o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias (artigo 14 da Lei nº 4.320/1964). As dotações são consignadas às unidades orçamentárias, responsáveis pela realização das ações.


    O certo é: ' No momento em que elaboram suas propostas, os Órgãos orçamentarios são obrigadas a indicar as fontes de recursos que custearão cada despesa.  
    O cer 

    Manual de Despesa Naciona / STN
    Ao se fixar a despesa orçamentária deve-se incluir na sua classificação a fonte de recursos que irá financiá-la, juntamente com a natureza da despesa orçamentária, função, subfunção e programa e outras classificações necessárias para estabelecer uma interligação entre um determinado gasto com o recurso que irá financiá-lo. Portanto, o controle das disponibilidades financeiras por fonte de recursos deve ser feito desde a elaboração do orçamento, até a sua execução, incluindo o ingresso, o comprometimento e a saída dos recursos orçamentários.


     

  • As fontes de recursos são indicadas pelos Órgãos Setoriais e não pelas Unidades Orçametárias, a partir da análise e revisão das propostas das Unidades Orçamentárias.

  • O Lilis foi cirúrgico no comentário, pois quem realmente elabora as propostas orçamentárias, não são as unidades orçamentárias, mas sim as secretarias e órgãos orçamentários.
  • Entao guerreiros! 
    O que acontece, as Unidades Orcamentarias (ou como conhecida no mundo dos concurseiros: UOs) quando elaboram suas propostas orcamentarias para o proximo execicio 
    nao tem que indicar a fonte para suas despesas! Mas por que?? 
    Porque sao as Unidades Setoriais as responsaveis por isso apos analisar as propostas das UOs!!! 

    Bons estudos e um abraco! 
  • De acordo com o MTO 2017 (pág. 84): "as fontes/destinações de recursos serão indicadas na fase da elaboração da proposta, ressaltando que a proposta setorial deverá incluir o detalhamento das despesas a serem custeadas com recursos oriundos de: Ingressos de Operações de Crédito; Recursos Próprios Não Financeiros; Recursos Próprios Financeiros; Taxas; Outras Contribuições Econômicas e Sociais; Demais Fontes Vinculadas"