SóProvas


ID
3307348
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em março de 1534 o Rei de Portugal, Dom João III, dividiu a costa do país em Capitanias Hereditárias. Eram quinze lotes que formavam doze capitanias, que iam da Ilha de Marajó, a norte, até o sul do Estado de Santa Catarina. Foram definidas como faixas lineares de terra, que ignoravam os acidentes geográficos, e iam do litoral da costa do Brasil até o Tratado de Tordesilhas. Portanto, inicialmente apenas 20% da América do Sul pertenciam a Portugal por este Tratado.”
(Innocentini, 2009, p. 14.)
O sistema de Capitanias Hereditárias, no contexto da formação do espaço social brasileiro à apropriação da terra, foi adotado no Brasil, dentre outros motivos:

Alternativas
Comentários
  • Por já ser uma prática conhecida de Portugal, que visava tentar impedir a fragmentação dos domínios e manter a força da elite proprietária.

  • LETRA "D"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    Parte da terra "achada" e "pertencente" a Portugal ainda não seria economicamente interessante para a coroa em razão da alta lucratividade comercial com o Oriente.

    Mas uma terra abandonada, logo é tomada certo?

    Quando falamos da importância da colonização e ocupação do território recém "achado", podemos nos remeter a fala de Francisco I da França ao questionar o Tratado de Tordesilhas, "Gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha e me excluiu da partilha".

    Ora, ainda que o tratado fosse firmado sob a benção do "santo papa", as demais potências europeias ficariam descontentes com essa partilha do mundo entre duas nações o que levou a tentativas de invasões e pirataria.

    A primeira medida adotada por Portugal após as feitorias, foi dividir seu território em 15 quinhões de terras e doadas para 12 donatários da pequena e média nobreza lusitana.

    (Caso haja algum erro me informe por privado)