SóProvas


ID
3307501
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os princípios fundamentais previstos nas disposições da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    GABARITO. C

  • A alternativa C está errada tendo em vista a faltar do OU.
  • A menos errada é a C.

  • Questão passível de recurso, visto que, o OU torna o item errado como os demais.

  • Representante eleitos OU DIRETAMENTE. Pro povo "exercer" seus poderes, pode ser através dos políticos (eleitos democraticamente por conta de voto) ou diretamente mesmo, por ação popular, por exemplo, ou quaisquer outras formas previstas em lei que independem de políticos para que sejam feitas.

    Qualquer erro me avisem! Essa parte é um pouco difícil, essa é a forma na qual interpretei o texto.

  • Letra C.

    Parágrafo único do art. 1.º da CF, no qual, todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos (que seria de forma indireta) ou de forma direta (por meio de plebiscito, referendos ou iniciativa popular).

    Porém, a alternativa diz que o poder é exercido pelos representantes eleitos diretamente, o que é verdade porque quem escolhe os representantes é o povo por meio do voto, a escolha do presidente se dá por eleição direta em que há a convocação do povo às urnas a cada 4 anos; o que não ocorre, por exemplo, na escolha dos representantes dos Tribunais Regionais Federais porque, neste, o representante é escolhido por meio de uma nomeação do Presidente da República.

  • questão mal formulada no meu ver.
  • A Constituição reconhece que o poder é do povo, dele emanando e tendo seu exercício por meio de representantes eleitos ( INDIRETA ) ou diretamente( DIRETA ).

    QUESTÃO ESTÁ MAL FORMULADA, POIS DA PRA ENTENDER QUE A FORMA QUE A POPULAÇÃO ELEGE OS POLÍTICOS É DE FORMA DIRETA E NÃO INDIRETA!

  • Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    FORMA DIRETA

    *plebiscito

    *referendo

    *iniciativa popular

    FORMA INDIRETA

    *representantes eleitos

  • GABARITO: LETRA C

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. 

    CF/88.

  • QUESTÃO MAL FORMULADA ...

    O CORRETO SERIA: "que o exerce por meio de representantes eleitos OU diretamente."

  • O pessoal falando que a questão está mal formulada... Mas a banca só usou o conctivo logico "ou" de maneira correta. Ela falar que "A Constituição reconhece que o poder é do povo, dele emanando e tendo seu exercício por meio de representantes eleitos diretamente". Isso está em conformidade com a CF/88, pois lá vem dizendo que essa é uma forma do povo exercecer o poder, que dele emana.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.

    A- Incorreta. A Constituição estabelece que o povo também exerce o poder diretamente, vide alternativa C.

    B- Incorreta. A Constituição estabelece que o poder também é exercido indiretamente, por meio dos representantes eleitos, vide alternativa C.

    C- Correta. A banca não utilizou a literalidade do artigo, mas, sim, o que está disposto, de forma geral, na Constituição. Isso porque a redação da alternativa não representa exatamente o que a Constituição informa em seu art. 1º, parágrafo único. É que o referido artigo diferencia o poder exercido diretamente pelo povo (plebiscito, referendo, iniciativa popular) do poder exercido indiretamente pelo povo (representantes eleitos), ao passo que a alternativa trata de eleições diretas e indiretas. Assim, a alternativa está em consonância com a Constituição pelos motivos explicados na alternativa D, mas a banca faz parecer que vai cobrar apenas o conhecimento do art. 1º, parágrafo único, da Constituição, e vai além.

    Art. 1º, parágrafo único, CRFB/88: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

    D- Incorreta. Quando o poder, que é do povo, é exercido por seus representantes (e não pelo próprio povo), diz-se que o poder está sendo exercido de forma indireta. No entanto, isso não significa que as eleições sejam indiretas. As eleições são, em regra, diretas, pois é o próprio povo quem escolhe seus representantes. Nas eleições indiretas, por outro lado, os políticos são escolhidos por um colegiado eleitoral (composto por membros do Poder Legislativo), não pelo povo.

    Excepcionalmente, há previsão de eleições indiretas no art. 81, § 1º, CRFB/88: "Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei".

    E- Incorreta. A Constituição estabelece que o poder também é exercido indiretamente, por meio dos representantes eleitos, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • Sabemos que quando se trata de um prova, vamos pela questão mais completa ( A Constituição reconhece que o poder é do povo, dele emanando e tendo seu exercício por meio de representantes eleitos diretamente) GABARITO C

  • Nossa resposta encontra-se na alternativa ‘c’, em conformidade com o disposto no parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal de 1988: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Vale destacar, ainda, que o dispositivo reconhece, além do exercício indireto, também o exercício direto da soberania pelo povo (por meio do plebiscito, referendo e iniciativa popular) – embora o gabarito da banca não mencione esta hipótese.