- ID
- 3307711
- Banca
- IBFC
- Órgão
- SEDUC-MT
- Ano
- 2017
- Provas
-
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Biologia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Física
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Artes
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Ciências Físicas e Biológicas
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Educação Física
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Filosofia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Geografia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - História
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Língua Estrangeira Inglês
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Língua Estrangeira Espanhol
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Matemática
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Pedagogia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT -
- Disciplina
- Filosofia
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Segundo o antropólogo Lévi-Strauss (2000), a passagem da natureza à cultura foi produzida pela instauração da lei, pela proibição do incesto, mediante a qual se estabeleceram as relações de parentesco e de aliança e o mundo humano, simbólico, foi construído. Essa orientação normativa da conduta, no entanto, é exterior ao indivíduo, de modo que a adequação ou não à norma estabelecida, bem como a variação de tempo e lugar, é que acaba definindo se o ato é moral ou imoral.
II. A moral é apenas um conjunto de regras impostas aos indivíduos, mas a livre e consciente adesão a elas, razão pela qual um ato só pode ser considerado moral se passar pela aceitação da norma, ou seja, não é verdadeiramente moral o ato que for cumprido ou não mediante ameaça de sanções, o que não signifca que uma norma não possa ser questionada, mas também não pode ser persistentemente interrogada, porque isto pode levar à destruição da moral.
III. Segundo Gianotti, a flexibilidade existe, porém não pode levar a um relativismo em todas as formas de conduta: os direitos do homem, tais como em geral têm sido enunciado a partir do século XVIII, estipulam condições mínimas do exercício da moralidade. Por certo, cada um não deixará de aferrar-se à sua moral; deve, entretanto, aprender a conviver com outras, reconhecer a unilateralidade de seu ponto de vista.
IV. Para ser moral um ato não deve ser livre, consciente, intencional e responsável. Isso cria um compromisso de reciprocidade e compromisso com a comunidade. o sujeito, assim, deve saber o que e por que faz, não deve ser coagido ou obrigado a fazer algo e, além disso, deve assumir a autoria do seu ato, reconhecendo-o como seu e respondendo pelas consequências de sua ação.
Estão corretas as afirmativas: