- ID
- 3307720
- Banca
- IBFC
- Órgão
- SEDUC-MT
- Ano
- 2017
- Provas
-
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Biologia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Física
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Artes
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Ciências Físicas e Biológicas
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Educação Física
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Filosofia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Geografia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - História
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Língua Estrangeira Inglês
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Língua Estrangeira Espanhol
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Matemática
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica - Pedagogia
- IBFC - 2017 - SEDUC-MT -
- Disciplina
- Filosofia
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Embora partindo de ideias do homem em estado de natureza, Rousseau não partilha da tese de que a natureza humana é má ou egoísta. Os homens não são inimigos por natureza, mas são naturalmente bondosos. Na base do conflito humano, quando este acontece, situa-se a propriedade privada; esta é a fonte geradora de atritos entre os homens.
II. Se há um estado de guerra, este é produto da relação entre as coisas e não entre os homens. Como em estado de natureza não há propriedade privada, a guerra originada pela propriedade também não reflete o estado de natureza. Rousseau define a guerra como uma relação de Estado a Estado, na qual os homens particulares tornam-se inimigos apenas por acidente.
III. Com essa ideia Rousseau se contrapõe às concepções que defendem de alguma forma o direito à escravidão. Em nenhum momento o escravo pode ser produto da guerra, porque esta não é uma relação de homem a homem. A guerra não concede nenhum direito que não seja necessário a seus fins, e os fins nunca são particulares; logo, para os particulares nenhuma consequência pode resultar após o fim da guerra da qual participam.
IV. Em Rousseau o homem é definido como livre e igual por natureza. Renunciar à liberdade equivale a renunciar à própria condição de homem. O princípio da liberdade é inalienável; a norma o imperativo da ação. O homem que Rousseau define como livre e igual por natureza, porém, revela-se numa existência bastante distante da natural. “o homem nasce livre e por toda parte encontra-se a ferros”. Estão corretas as afirmativas: