SóProvas


ID
3308494
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o contexto histórico de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.


I. As relações entre a profissão e o ideário católico que permearam a gênese do Serviço Social brasileiro, no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista, demarcam a ação profissional do Serviço Social em sua trajetória e elucidam aspectos que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições,

PORQUE

II. essas relações irão imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para a solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais.


A respeito dessas afirmativas e sua inter-relação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  A igreja católica teve importante papel, principalmente no que se refere a um dos primeiros marcos filosóficos do Serviço Social, o neotomismo, baseado nas doutrinas da igreja católica, doutrinas que subsidiaram a prática profissional do assistente social na perspectiva assistencialista, mas principalmente moralista, estabelecendo-se o processo de recristianização da Igreja Católica (AGUIAR, 2011). 

  • Tecer algumas considerações sobre este processo é buscar compreender diferentes posicionamentos,lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do serviço social em sua trajetória e que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições. A relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro, no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista. Relação que vai imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da "questão social" como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. O contributo do Serviço Social, nesse momento, incidirá sobre valores e comportamentos de seus "clientes" na perspectiva de sua integração à sociedade, ou melhor, nas relações sociais vigentes. 

  •  Maria Carmelita Yazbek, “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade”