SóProvas


ID
3311011
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            (12/5/2018) Às vésperas do início da temporada de inverno no Brasil, o Ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. A infecção do sistema respiratório tem como principal complicação a pneumonia, quadro de saúde responsável por um grande número de internações hospitalares em todo o País.

       De acordo com a pasta, há três tipos de vírus influenza: A, B e C. O último causa apenas infecções respiratórias brandas e não representa grande impacto à saúde pública. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o tipo A responsável por pandemias como a H1N1, registrada em 2009.

       O resfriado, por sua vez, também é uma doença respiratória e, frequentemente, é confundido com a gripe. O quadro é causado, entretanto, por vírus diferentes. Os mais comuns, segundo o ministério, são os rinovírus, o vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), que geralmente acometem crianças. 

Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cienciae-saude/2018/05/12/interna_ciencia_saude,680241/qual-a-diferenca-entre-gripe

-e-resfriado.shtml>. Acesso em: 15 maio 2018 (fragmento), com adaptações.

Com base nas regras vigentes relativas à acentuação gráfica e ao emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A) Na oração “reforçou a importância” (linhas 2 e 3), deve-se inserir o acento indicativo de crase, pois o verbo reforçar é regido pela preposição a. ⇢ reforçar alguma coisa (transitivo direto), assim não há preposição.

    B) As palavras “saúde” (linha 6) e “País” (linha 7) são acentuadas segundo a mesma regra. ⇢ Correto, em razão do hiato.

    C) Na expressão “Às vésperas” (linha 1), o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo. ⇢ temos uma locução adverbial feminina, assim a crase é obrigatória

    D) Os vocábulos “Já” (linha 11), “três” (linha 8) e “em” (linha 7) são monossílabos tônicos. ⇢ monossílabo tônico e átono.

    E) A palavra “não” (linha 10) é acentuada por ser paroxítona terminada em -o. ⇢ "til" não é acento gráfico.

  • GABARITO: LETRA B

    A) Na oração ?reforçou a importância? (linhas 2 e 3), deve-se inserir o acento indicativo de crase, pois o verbo reforçar é regido pela preposição a ? incorreto, o verbo "reforçar" é um verbo transitivo direto e não rege um complemento preposicionado (=reforçou alguma coisa); não temos como formar a crase.

    B) As palavras ?saúde? (linha 6) e ?País? (linha 7) são acentuadas segundo a mesma regra ? correto, ambas palavras são conjugadas devido à regra dos hiatos.

    C) Na expressão ?Às vésperas? (linha 1), o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo ? incorreto, locução adverbial com base feminina (=uso da crase é obrigatório).

    D) Os vocábulos ?Já? (linha 11), ?três? (linha 8) e ?em? (linha 7) são monossílabos tônicos ? incorreto, as duas primeiras palavras são monossílabos tônicos e a última é um monossílabo átono.

    E) A palavra ?não? (linha 10) é acentuada por ser paroxítona terminada em -o ? incorreto, o til (~) é uma marca de nasalização e não um sinal gráfico.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Dicas rápidas:

    A) reforçou a importância”

    Faça uma substituição do masculino pelo feminino. se aparecer "ao" = Crase.

    Reforçou a importância = Reforçou o cuidado.

    C) Diante de locuções de base feminina = Crase obrigatória.

    D) Os vocábulos “Já” (linha 11), “três” (linha 8) e “em” (linha 7) são monossílabos tônicos.

    Monossílabos tônicos = Os monossílabos tônicos possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos com força e mantêm o seu significado próprio. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

    Átonos= Os monossílabos átonos não possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos de forma fraca, soando como uma sílaba de uma palavra anterior ou posterior. Nunca são acentuados.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Tem que analisar a transitividade do verbo pra ver SE cabe crase, e as questões desta banca exigem muito, portanto deve-se analisar cada questão com cautela e agir por eliminação. (Já acertei muitas questões desta banca eliminando alternativas).

  • Acentua-se os hiatos na PAROXÍTONAS e nas OXÍTONAS seguidas ou Ñ de "S"exceto se tiver precedida de VOGAL IDÊNTICA, ou de DITONGO e ainda se tiver antecedida de NH.

  • GOKU APELÃO.