SóProvas


ID
3311146
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Pagamentos em caixa para a produção ou a aquisição de ativos mantidos para aluguel a terceiros que, em sequência, são vendidos, são fluxos de caixa advindos das atividades de investimentos.

( ) Os fluxos de caixa advindos da compra e venda de títulos e de empréstimos mantidos pela entidade para fins de negociação imediata ou futura são classificados como atividades operacionais.

( ) Quando um contrato for contabilizado como proteção(hedge) de posição identificável,os fluxos de caixa do contrato devem ser classificados do mesmo modo como foram classificados os fluxos de caixa da posição que estiver sendo protegida.

( ) Saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos, como contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal, são classificados como atividades de financiamento.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de   fluxos financeiros

    I-Operacional: são atividades geradoras de receita

    -Compra de mercadoria 

    -Recebimento de cliente 

    -Pagamento de Despesa 

    -Imposto A RECEBER

    -Encargos sociais a recolher 

    -Clinte

    -Duplicatas a receber 

    -Salários a Pagar 

    -Seguros 

    -Fornecedor 

    -Compra de imóvel PARA ALUGUEL 

    -VENDA DE IMÓVEL QUE SERVIA DE ALUGUEL 

    -Outras contas a pagar. 

    II-Financiamento : são atividades que altera o PL ( resgate de debentures)

    -Empréstimo em banco

    -sócios 

    -Pagamento de Dividendos 

    -LUCROS ACUMULADOS

    -Capital Social 

    -O juros decorrente PODE classificar em atividade OPERACIONAL. 

    -ATIVIDADE DE FINANCIAMENTO: Tratam-se de entradas efetivas de caixa, decorrentes de desconto antecipado de títulos e demais recebíveis.

    III-Investimento: referente a aquisição e a vendas de longo prazo, venda de imobilizados ( pagamento de dividendos

    -Compras de imobilizado (item recorrente em demonstração da DFC)

    -Investimento em coligadas 

    -Venda de ações (NÃO PODE TER ALTA LIQUIDEZ)

    -Aquisição de móveis e utensílios 

    -Venda de imobilizado(item recorrente em demonstração da DFC)

  • Por que a última é falsa?

    CPC 01

    9 -  Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.  Assim deverão ser considerados os saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas-correntes garantidas. A parcela não utilizada do limite dessas linhas de crédito não deverá compor os equivalentes de caixa.

  • Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Entretanto, pagamentos em caixa para a produção ou a aquisição de ativos mantidos para aluguel a terceiros que, em sequência, são vendidos, conforme descrito no item 68A do Pronunciamento Técnico CPC 27 - Ativo Imobilizado, são fluxos de caixa advindos das atividades operacionais. Os recebimentos de aluguéis e das vendas subsequentes de tais ativos são também fluxos de caixa das atividades operacionais. 

    Item I: F

    Conforme o CPC 03 – (R2) Demonstração dos Fluxos de Caixa: “8. Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor. ”

    Item IV: F