- ID
- 3311308
- Banca
- FUNDEP (Gestão de Concursos)
- Órgão
- INB
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
O artigo de Haroldo Torres e Eduardo Marques (2004) defende a importância da incorporação de estratégias espaciais ao desenho e implementação de políticas sociais. Dialogando com os problemas de implementação presentes na política social metropolitana, o texto conclui que a incorporação de elementos territoriais às políticas sociais poderá tornar as iniciativas mais eficazes e mais fáceis de implementar.
Analise as estratégias a seguir.
I. Um dos mais dramáticos desafios das políticas sociais nas áreas metropolitanas está em transformar as externalidades negativas em positivas, isto é, fazendo com que as características do local de residência deixem de constituir os fatores decisivos para a reprodução da pobreza.
II. A polêmica verdadeiramente importante no Brasil dos dias de hoje está centrada não na conveniência de programas de transferência de renda, mas no seu modus operandi. São variadas as estratégias operacionais possíveis que têm por objetivo fazer chegar mais facilmente a política aos grupos verdadeiramente pobres ou potencializar o efeito de outras políticas sobre tais grupos populacionais.
III. Porestratégiasmistas,entende-seaconcentração das ações de cadastramento em áreas específicas do território, aquelas identificadas como tendo altas concentrações de pobres e de famílias em situação de vulnerabilidade. Tal iniciativa pode assegurar que o cadastramento seja realizado prioritariamente naquelas áreas com piores condições socioeconômicas.
IV. Entende-se que o cadastramento de famílias para fins de transferência de renda deve ser complementado por estratégias territoriais, fazendo com que o programa se concentre nas áreas com altas concentrações de pobres.
É(São) estratégia(s) apontada(s) pelos autores do artigo: