Gabarito A
A) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada
Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
B) A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação sendo de suma importância a destinação legal do produto e sua arrecadação
Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:
I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;
II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.
C) São tributos municipais os impostos, taxas e contribuições de melhoria
Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.
D) A atribuição constitucional de competência tributária não compreende a competência legislativa plena
Art. 6º A atribuição constitucional de competência tributária compreende a competência legislativa plena, ressalvadas as limitações contidas na Constituição Federal, nas Constituições dos Estados e nas Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, e observado o disposto nesta Lei.
Pro pessoal que ficou na dúvida com a letra C.
Seguinte, turma: qnd a alternativa "afirma" que são tributos municipais os impostos, sem especificar quais, a questão se torna errada. Isso pq, dito assim, está-se dizendo que os municípios são competentes por TODOS OS IMPOSTOS (II, IE, IR, ICMS, ISSQN etc), o que não é verdade. Dentro da competência tributária, cada Ente é responsável por instituir, dentro de um total, alguns impostos. Há, portanto, um limite trazido pela CF/88 e pela legislação tributária infraconst (CTN)
De todo modo, caso a gente se depare com questões dessa natureza (em que, aparentemente, 2 assertivas estão corretas), o ideal é marcar a "menos" errada e mais completa. Notem que o texto da alternativa "a" está REDENDO, certinho, certinho - e que não dá margem a ERRO - o que a torna o gabarito da questão.
abç a todos e bons estudos!!
vamo que vamo!!!