SóProvas


ID
3313408
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação à colocação dos pronomes átonos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Se debatem muitas vezes, nas gestões municipais, interesses conflitantes, dado o grande número de segmentos que integram os municípios ? incorreto, não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a ênclise (=debatem-se).

    B) Os gestores dos municípios brasileiros não podem deixar de se envolver com a discussão acerca do futuro do planeta ? correto.

    C) O governo local que não mune?se de informações tem dificuldade de identificar e priorizar questões estratégicas para o planejamento de suas ações ? temos o advérbio de negação sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=não se mune).

    D) Os governos municipais têm inquietado?se com desafios de toda ordem e com a escassez de recursos financeiros ? temos uma locução verbal formada por verbo no particípio, depois de -ado e -ido nada pode ser metido, o correto é: têm se inquietado.

    E) Nas gestões municipais, deveria?se pensar, em primeiro lugar, em ações concretas para a melhoria da qualidade de vida da população local ? verbo no futuro do pretérito e sem palavra atrativa, o correto é o uso da mesóclise (=dever-se-ia).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A posição do pronome oblíquo átono (me, te, se, lhe, vos, o[s], a[s], etc.) pode ser distintamente três: próclise (antes do verbo), mesóclise (entre o radical e a desinência verbal) e ênclise (após o verbo). Analisemos as alternativas:

    a) Se debatem muitas vezes, nas gestões municipais, interesses conflitantes, dado o grande número de segmentos que integram os municípios.

    Incorreto. Iniciou-se frase com pronome oblíquo "se", o que contraria a norma culta. A ênclise corrige o erro. Correção: "Debatem-se (...)";

    b) Os gestores dos municípios brasileiros não podem deixar de se envolver com a discussão acerca do futuro do planeta.

    Correto. Cabe tanto a próclise (se desenvolver) quanto a ênclise (envolver-se);

    c) O governo local que não mune‐se de informações tem dificuldade de identificar e priorizar questões estratégicas para o planejamento de suas ações.

    Incorreto. Dever-se-ia aplicar a próclise, visto existir advérbio, fator atrativo. Correção: "(...) não se mune (...)";

    d) Os governos municipais têm inquietado‐se com desafios de toda ordem e com a escassez de recursos financeiros.

    Incorreto. A ênclise não é bem acolhida após particípio. Como há uma locução verbal e o principal está no particípio, é preciso atenção. Há duas possibilidades: ênclise ao auxiliar (têm-se inquietado) ou próclise ao auxiliar (se têm inquietado);

    e) Nas gestões municipais, deveria‐se pensar, em primeiro lugar, em ações concretas para a melhoria da qualidade de vida da população local.

    Incorreto. A forma verbal "deveria" está no futuro do pretérito, de modo que o pronome "se" deve estar entre o radical e a desinência, isto é, em posição mesoclítica. Correção: "(...) dever-se-ia pensar (...)".

    Letra B