SóProvas


ID
3313885
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à concordância nominal e verbal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Os ocupantes do cargo de prefeito atua em duas dimensões interligada e de forte impacto social: são agentes que desempenha papéis tanto no nível técnico quanto no político ? o correto é "atuam" (=concordando com o núcleo do sujeito que está no plural ? ocupantes).

    B) Os assuntos que regra a conduta do gestor idealmente deveriam fazer parte dos valores que se aprende em casa: ética, solidariedade, transparência, empatia, honestidade ? o correto é "regram" (=concorda com o pronome relativo "que" que retoma o termo "assuntos", no plural).

    C) As áreas de políticas públicas setoriais, em sua natureza finalística, precisa ser trabalhada com rara qualidade: saúde e educação por si sós são o clamor das ruas e nenhum gestor poderá descuidar da busca de excelência para ambas ? foi colocado um termo intercalado para tentar confundir o candidato, o núcleo do sujeito é o substantivo "áreas" (=plural ? precisam ser).

    D) A gestão financeira e orçamentária exigem rigor no encontro de receita e despesa, no criterioso uso de recursos, na restrição de gastos supérfluo e ostentatório, na prestação de contas e na transparência ? temos um sujeito simples cujo núcleo é "gestão" (=singular ? exige).

    E) Atualmente, os cidadãos brasileiros são mais conscientes do que no passado e exigem seus direitos e maior qualidade de vida, interessando?se pela sustentabilidade em uma perspectiva de perenidade do planeta ? correto, concordância feita corretamente com o sujeito no plural cujo núcleo é "cidadãos".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Eu acho que a alternativa D) está errada também, pois deve ser no plural o trecho que segue: "....gastos supérfluoS e ostentatórioS.

    Não?

  • Sem entrar em pormenores, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito, ao passo que a nominal se refere à adequada flexão entre substantivo e seus modificadores (pronome, numeral, adjetivo) em matéria de gênero (masculino e feminino) e/ou número (plural e singular). Inspecionemos os itens:

    a) Os ocupantes do cargo de prefeito atua em duas dimensões interligada e de forte impacto social: são agentes que desempenha papéis tanto no nível técnico quanto no político.

    Incorreto. Há dois erros de concordância verbal e um nominal. Correção: "atuam", "interligadas" e "desempenham";

    b) Os assuntos que regra a conduta do gestor idealmente deveriam fazer parte dos valores que se aprende em casa: ética, solidariedade, transparência, empatia, honestidade.

    Incorreto. Há desvios quanto à concordância verbal. Correção: "regram" e "aprendem";

    c) As áreas de políticas públicas setoriais, em sua natureza finalística, precisa ser trabalhada com rara qualidade: saúde e educação por si sós são o clamor das ruas e nenhum gestor poderá descuidar da busca de excelência para ambas.

    Incorreto. Há dois desvios: um de concordância verbal, outro de concordância nominal. Correções: "precisam" e "trabalhadas";

    d) A gestão financeira e orçamentária exigem rigor no encontro de receita e despesa, no criterioso uso de recursos, na restrição de gastos supérfluo e ostentatório, na prestação de contas e na transparência.

    Incorreto. Há erro de concordância nominal e verbal. Note que o núcleo do sujeito (gestão) possui dois adjuntos: financeira e orçamentária. Este último não é outro núcleo do sujeito, portanto não há sujeito composto para validar a concordância verbal com o verbo na terceira pessoa do plural, "exigem". O sujeito é simples, composto por somente um núcleo: "gestão". À frente, os adjetivos (supérfluo e ostentatório) não concordaram adequadamente com o substantivo (gastos). Correções: "a gestão financeira e orçamentária exige" e "gastos supérfluos e ostentatórios";

    e) Atualmente, os cidadãos brasileiros são mais conscientes do que no passado e exigem seus direitos e maior qualidade de vida, interessando‐se pela sustentabilidade em uma perspectiva de perenidade do planeta.

    Correto. Respeitam-se as concordâncias.

    Letra E