SóProvas


ID
3315289
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O princípio orçamentário da exclusividade

Alternativas
Comentários
  •  Art. 165 da Constituição Federal:

    “§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.”

  • É um dos principios que despenca nas provas.

    Para memorizar eu fiz uma lista dos principios e de 15 em 15 dias eu reescrevo, essa técnica melhorou muito meu percentual de acertos nesse tópico.

  • c) estabelece a necessidade de todas as receitas e despesas estarem previstas na lei orçamentária anual. UNIVERSALIDADE.

    d) dispõe sobre a necessidade de haver um único orçamento para cada ente da Federação.UNIDADE.

  • GABARITO:E

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    DOS ORÇAMENTOS


    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

     

    I - o plano plurianual;

     

    II - as diretrizes orçamentárias;

     

    III - os orçamentos anuais.
     

     

    § 6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

     

    § 7º Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

     

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. [GABARITO]

  • NÃO ESQUECE QUE ....

    O PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE ---> SÓ CRÉDITOS SUPLEMENTARES.

    NÃO PODE ...> ESPECIAIS E EXTRAORDINÁRIOS.

    GAB. E

  • A) Princípio do equilíbrio orçamentário define que, na estimativa das receitas e das despesas, elas deverão possuir o mesmo montante.

    B) Princípio da anualidade ou periodicidade estabelece, como regra, que os orçamentos valerão para um único exercício financeiro.

    C) Princípio da universalidade estabelece a necessidade de todas as receitas e despesas estarem previstas na lei orçamentária anual.

    D) Princípio da unidade ou totalidade dispõe sobre a necessidade de haver um único orçamento para cada ente da Federação.

    E) Princípio da exclusividade estabelece que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. GABARITO

    Fonte: Portal da Câmara

  • a) Errada. Esse é o princípio do equilíbrio.

    b) Errada. Esse é o princípio da anualidade (ou periodicidade).

    c) Errada. Princípio da universalidade.

    d) Errada. Princípio da unidade.

    e) Correta. Agora sim. Esse é o princípio da exclusividade, que toma por base o artigo 165, § 8, da CF/88:

    Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    Princípio da exclusividade:

    De acordo com o § 8º do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.

    A Lei de Orçamento deverá tratar apenas de matéria financeira, excluindo-se dela qualquer outro dispositivo estranho. Assim, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa.

    FONTE: Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Questão bem direta. Pergunta logo sobre o princípio da exclusividade.

    O princípio da exclusividade (estabelecido no art. 165, § 8º, da CF/88) é aquele que prega: a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. O objetivo desse princípio é evitar as “caudas orçamentárias" e os “orçamentos rabilongos". Evitar que outros dispositivos (estranhos à previsão da receita e à fixação da despesa) peguem carona no processo legislativo especial do orçamento (mais célere que o processo legislativo ordinário).

    Aqui está o dispositivo constitucional que eu mencionei:

    Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Agora vamos para as alternativas:

    a) Errada. Esse aqui é o princípio do equilíbrio, que busca equilibrar as finanças públicas, o orçamento, as receitas e as despesas.

    b) Errada. Esse é o princípio da anualidade (ou periodicidade).

    c) Errada. Esse é o princípio da universalidade.

    d) Errada. Esse aqui é o princípio da unidade.

    e) Correta. E essa alternativa é uma cópia do artigo 165, § 8º, da CF.

    Gabarito do professor: Letra E.