-
Liderança Transacional - neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
Liderança Transformacional - este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/diferenca-entre-lideranca-transacional-transformacional/
-
Gab: C
>> Liderança transformacional é um estilo de gerenciamento projetado para dar aos funcionários mais espaço para serem criativos, olhar para o futuro e encontrar novas soluções para problemas antigos. Líderes transformacionais inspiram e motivam sua força de trabalho sem o microgerenciamento – eles confiam em funcionários treinados e tomam medidas deliberadas para capacitá-los mais a tomar autoridade sobre as decisões em seus trabalhos designados.
-
Gab.: Alternativa C
TRANSFORMACIONAL: O líder é um INSPIRADOR de seus subordinados. Não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados.
-
Gab.C
Diferenças: Liderança Transformacional x Liderança Carismática
Liderança Transformacional é voltada para inovação, mudança, inspiração, estímulo intelectual, consideração individualizada, fornece atenção a cada funcionário.Carisma.
Ex. Coach
Liderança Carismática: Tem carisma tbm, mas a diferença é que o líder carismático induz aos seus subordinados a seguir uma meta idealizada por ele.
Ex. Pastor de igreja evangélica
-
Gabarito: C
Liderança transformacional = inspira seus subordinados.
-
Vamos relembrar as características dos Líderes Transacionais e Transformacionais segundo Robbins (2005):
Líder Transacional:
-Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
-Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.
-Administração por exceção (passiva): intervêm apenas quando os padrões não são alcançados.
Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita a tomada de decisões
Líder Transformacional:
-Carisma: oferece uma visão e sentido da missão, estimula o orgulho, ganha respeito e a confiança.
-Inspiração: comunica altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.
-Estímulo intelectual: promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.
-Consideração individualizada: da atenção personalizada, trata cada funcionário individualmente, aconselha, orienta.
ALTENATIVA A. Errado. Todas as características descritas na alternativa pertencem ao estilo de líder transacional.
ALTERNATIVA B. Errado. O estilo de liderança transformacional não repreende e não dá feedbacks negativos, e sim aconselha e orienta cada funcionário individualmente através da consideração individualizada.
ALTERNATIVA C. Certo. A alternativa descreve corretamente todas as características do estilo de liderança transformacional.
ALTERNATIVA D. Errado. Autoridade burocrática, busca da melhor performance dos indivíduos e transações são características do estilo de liderança transacional.
A liderança transacional é principalmente aplicada em ambientes onde se deseja gerenciar rotinas do dia-a-dia, não necessariamente se preocupando com o foco no crescimento futuro da organização, de modo geral, a liderança transacional se preocupa na melhor performance dos indivíduos.
ALTERNATIVA E. Errado. Recompensas por esforço e desempenho são características de líderes transacionais.
De acordo com o texto na obra de Felipe Sobral e Alketa Peci (2014) sobre líderes transacionais, como o próprio nome indica, a liderança transacional vê a relação com os subordinados como uma transação, uma troca, na qual o líder define metas e atribui recompensas por seu alcance. Os líderes transacionais são ideais para situações caracterizadas pela estabilidade organizacional.
Gabarito: C
-
A liderança transacional é focada nas interações entre líderes e seguidores nas quais, através de transações, um indivíduo ganha poder de influência e o sustenta ao longo do tempo. Esse processo é recíproco, ou seja, liderados são recompensados, com o líder ganhando força atendendo às expectativas dos seguidores. Segundo Stone & Patterson (2005), esse tipo de liderança é especialmente aplicado a situações ou ambientes nos quais se deseja gerenciar a rotina do dia a dia, não necessariamente preocupando-se com o foco no crescimento futuro da organização, como um todo, via a busca de melhor performance dos indivíduos. O conceito da liderança transacional é fortemente relacionado com a autoridade burocrática.
A liderança transformacional, por sua vez, busca que seguidores transcendam seus interesses individuais para o bem do grupo, organização, ou sociedade, focando no progresso e desenvolvimento em longo prazo. Ela é alicerçada por quatro componentes básicas:
Carisma ou influência idealizada: Pode ser atribuída ou comportamental – proporciona altos padrões de emulação, gerando visão e confiança;
Motivação inspiracional: Provê desafios e engajamento dos seguidores para com objetivos compartilhados;
Estimulação intelectual: Estimula a formulação de visão, análise crítica e avaliação de situações, implementação de padrões e geração de soluções criativas;
Consideração individualizada: Consiste no tratamento dos seguidores como indivíduos, via seu treinamento, desenvolvimento e orientação, na busca de seu crescimento.
-
Gabarito C
O líder transformacional muda e inova, inspira e apoia
Bons estudos!!