-
GABARITO: LETRA D
? As estratégias e táticas de intervenção profissional, os instrumentos, as técnicas e o conhecimento necessário para o manuseio desses recursos, somados ao aporte teórico e às diretrizes ético?políticas, são elementos que compõem a dimensão técnico?operativa ? isto é, a dimensão técnico-operativa vai além do aparente e perpassa por uma multiplicidade de relações.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
ERRADAS:
A- O domínio das técnicas no uso dos instrumentais garante, por si só, a competência profissional. (ERRADO)
De acordo com IAMAMOTO (2004) são necessáriasCompetência ético-política, Competência teórico-metodológica, Competência técnico-operativa.
Articular essas três dimensões coloca-se como desafio para os profissionais de Serviço Social. A necessidade da articulação entre teoria e prática, investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica não devem ser encaradas como dimensões separadas.
__________________________________________________________________________________________
B- Na realização do estudo social, o assistente social deve compreender as relações dos sujeitos com as esferas do trabalho, da família, da comunidade e das políticas sociais e a realidade social, em uma perspectiva totalitária, para propor ações de disciplinamento. (ERRADO)
Isso me remete ao conservadorismo.
_____________________________________________________________________________________________
C- Um dos critérios para a escolha da visita domiciliar como procedimento técnico operativo é a confirmação da veracidade e da confiabilidade dos dados e das informações fornecidos pelo usuário. (ERRADO)
Visita domiciliar não deve ter caráter investigativo e controlador.
_______________________________________________________________________________________
E - O relatório, a visita domiciliar e a entrevista são instrumentos privativos do serviço social. (ERRADO)
São instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social que possibilitam e concretizam as atividades profissionais, ou seja, são instrumentos de trabalho, mas não privativas do assistente social, cabendo a outros profissionais a possibilidade de utilizá-la também. Lógico, cada um com seus direcionamentos e objetivos.
-
A) O domínio das técnicas no uso dos instrumentais garante, por si só, a competência profissional.
Errado. O domínio de técnicas por si só, não garante a competência profissional. Existe todo um arcabouço técnico-operativo; teórico-metodológico e ético-político.
B) Na realização do estudo social, o assistente social deve compreender as relações dos sujeitos com as esferas do trabalho, da família, da comunidade e das políticas sociais e a realidade social, em uma perspectiva totalitária, para propor ações de disciplinamento.
Errado. “Ações de disciplinamento” expressam uma posição de ajustamento social. Muito distante do entendimento ético-político que norteia o nosso entendimento profissional na atualidade.
C) Um dos critérios para a escolha da visita domiciliar como procedimento técnico operativo é a confirmação da veracidade e da confiabilidade dos dados e das informações fornecidos pelo usuário.
Errado. O item expressa uma cultura policialesca, em desacordo com o nosso entendimento de projeto ético-político.
D) As estratégias e táticas de intervenção profissional, os instrumentos, as técnicas e o conhecimento necessário para o manuseio desses recursos, somados ao aporte teórico e às diretrizes ético‐políticas, são elementos que compõem a dimensão técnico‐operativa.
Correto. Esses são os elementos que compõem a dimensão técnico-operativa.
E) O relatório, a visita domiciliar e a entrevista são instrumentos privativos do serviço social.
Errado. Primeiro que não houve uma qualificação do relatório em “relatório social”. Além disso, a visita domiciliar e a entrevista são abordagens que podem ser utilizadas por outros profissionais. Assim, não são instrumentos privativos.
RESPOSTA: LETRA D