SóProvas


ID
3317530
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
ARISB - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que três municípios de um estado decidiram constituir um consórcio público, na forma de associação pública e nos termos da lei que dispõe sobre a contratação de consórcios públicos.
Analise as seguintes afirmativas sobre essa hipótese.

I. O consórcio será constituído por contrato, cuja celebração dependerá da prévia subscrição do protocolo de intenções.
II. Esse estado deve obrigatoriamente integrar o consórcio.
III. O consórcio adquirirá personalidade jurídica mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • CONSÓRCIOS PÚBLICOS -> Lei nº 11.107/2005.

    I- CORRETA-> Art. 3º O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.;

    II - INCORRETA -> "§ 2º A União somente participará de consórcios públicos em que também façam parte todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados." -> Na verdade, haverá obrigatoriedade da participação do Estado quando figurar em consórcio público União e um Município deste Estado.

    Ex. um consórcio firmado entre o Município de Campinas e a União deverá também contar com a participação do Estado de São Paulo.

    II- INCORRETA.Depende!!! Se tratasse apenas de consórcio de direito privado a alternativa estaria correta, mas no caso de consórcio de direito público, a lei traz previsão diferente, vejamos:

    Art. 6º O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

    I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;

    II – de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.

  • Questão mal feita. Pois a III não esta errada. Concurso alem de estudar precisa saber como a banca se posiciona.

  • Jorge Marcelo, a III está errada porque o enunciado diz que o consórcio foi constituído sob a forma de associação pública (personalidade jurídica de direito público), assim, conforme o artigo 6, inciso I, tal associação adquire personalidade jurídica mediante a vigência da legislação responsável por ratificar o protocolo de intenções. E não de acordo com a legislação civil (Código Civil).

  • Caro, Jorge. O consórcio público, na forma de associação pública tem natureza de autarquia federativa. Enquanto o consórcio privado, na forma de associação civil adquire personalidade jurídica de acordo com a legislação civil. Portanto, item III ERRADO!

    Forte abraço!

  • Julguemos cada afirmativa:

    I- Certo:

    Trata-se de simples reprodução do teor do art. 3º da Lei 11.107/2005, in verbis:

    "Art. 3º O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções."

    Logo, correta esta assertiva.

    II- Errado:

    Não há base normativa a sustentar esta proposição. O que a lei prevê é a necessidade de a União somente participar de consórcios públicos mediante a presença de todos os Estados em cujos Municípios estiverem os municípios participantes (Lei 11.10/2005, art. 1º, §2º). Mas inexiste determinação legal para que o Estado integre consórcio em que sejam participantes alguns Municípios situados em seu território.

    III- Errado:

    De acordo com o enunciado da questão, o consórcio hipotético constituiria uma associação pública, o que significa dizer que sua personalidade jurídica seria de direito público, o que se conclui pela leitura do art. 1º, §1º c/c art. da Lei 11.107/2005:

    "Art. 1º (...)
    § 1º O consórcio público constituirá associação pública ou pessoa jurídica de direito privado."

    Art. 6º O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

    I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;"

    Em tendo personalidade de direito público, a aquisição de personalidade não pressupõe o cumprimento da legislação civil, o que somente se aplicaria acaso a hipótese fosse de consórcio público de direito privado.

    Do exposto, apenas a assertiva I está correta.


    Gabarito do professor: A