SóProvas


ID
3319642
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma publicação impressa, não periódica, que contenha no mínimo cinco páginas grampeadas, costuradas ou coladas e revestidas de capa é considerada um livro.

Analise as definições a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Brochura: livro cujas folhas, simples ou em cadernos, presas mediante costura ou cola, formam um bloco que é coberto com uma capa de papel colada ao dorso.
( ) Orelha: parte da capa de certos livros em brochura, que se dobra por dentro.
( ) Folha de rosto: é a folha do livro que tem impressa a fotografia do autor e sua biografia.
( ) Cabeceado: arremate colorido que se cola na cabeça e no pé do dorso, como acabamento.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ( verdadeiro) Brochura: livro cujas folhas, simples ou em cadernos, presas mediante costura ou cola, formam um bloco que é coberto com uma capa de papel colada ao dorso.

    ( verdadeiro) Orelha: parte da capa de certos livros em brochura, que se dobra por dentro.

    ( falso) Folha de rosto: é a folha do livro que tem impressa a fotografia do autor e sua biografia.

    Afolha de rosto não vem com a biografia,e sim com o titulo,editora data....é a "primeira pag do livro praticamente".

    ( verdadeiro) Cabeceado: arremate colorido que se cola na cabeça e no pé do dorso, como acabamento.

  • Essa questão contem erro. Segundo França (2009), as publicações contendo de cinco a quarenta e nove páginas são chamadas de folheto. O livro precisa conter no mínimo 50 páginas impressas.

    FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009

  • Segundo Fonseca (2007, p.24-30),

    "Se os livros, como os definia Platão, são dizeres escritos que, uma vez lidos, se transformam em novos livros ad infinitum, podemos falar, sem hipérbole, em explosão bibliográfica (...).

    "Em sua condição material, o livro compõe-se de dois elementos: capa e miolo. (....)

    "Na primeira capa aparecem o (s) nome (s) do (s) autor (es), o título da obra e o nome do editor (publisher). Nela é possível distinguir os planos ou pastas (anterior e posterior), o dorso ou lombo, os cantos (superiores interno e externo); inferiores (interno e externo) e os cortes (da cabeça ou superior, e do pé ou inferior e de abertura ou da frente ou, ainda, lateral). (....)

    "Alguns livros encadernados e, por vezes, até algumas brochuras, são cobertos pela sobrecapa: cobertura móvel de papel que protege a capa com ilustrações atraentes e informações úteis a respeito do autor e da obra, estas impressas em abas ou orelhas, que são prolongamentos das sobrecapas e das capas das brochuras, dobradas para as fazes internas.

    "(...) Outros elementos que contribuem para melhor acabamento do volume são a coifa (curvatura dada às extremidades do dorso) e a cabeçada, também chamada cabeçado, ou cabeceado, ou cabeceira, ou requife, ou sobrecabeceado, ou tranchefila, ou ainda trincafio ("pequeno cordão variadamente colorido, de seda ou algodão mercerizado, que o encadernador põe nas extremidades do lombo do livro, cabeça ou pé, como elemento ornamental", segundo Frederico Porta)

    "Devemos distinguir no miolo as folhas pré-textuais, as textuais e as pós-textuais. As folhas pré-textuais são, nesta ordem: a) falsa folha de rosto (ou falso rosto, ou ante-rosto, em inglês half-title), na qual se imprime apenas o título da obra; b) folha de rosto (ou simplesmente rosto, em inglês title-page), na qual são impressos o nome do autor, o título da obra, eventuais indicações de edição, tradutor, prefaciador etc. e, no rodapé, os nomes da cidade, editor e ano da edição; c) frontispício, folha de papel especial em cujo lado par (o que precede o rosto) se reproduz, nas biografias, o retrato do biografado, nas obras póstumas, o retrato do autor, e nas obras em homenagem, o retrado do homenageado (...)"