AO GOLEIRO É PERMITIDO:
Tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol.
Mover-se com posse de bola dentro da área de gol, sem estar sujeito às restrições aplicadas aos jogadores de quadra. No entanto, o goleiro não tem permissão de atrasar a execução do tiro de meta.
Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo; ao fazê-lo, o goleiro se sujeitará às mesmas regras aplicadas aos jogadores na área de jogo. Considera-se que o goleiro está fora da área de gol tão logo qualquer parte de seu corpo toque o solo pelo lado de fora da linha da área de gol.
Sair da área de gol com a bola, e jogá-la de novo na área de jogo, se ele não tiver o completo controle da mesma.
NO MANEJO DA BOLA É PERMITIDO:
Lançar, agarrar, parar, empurrar ou golpear a bola usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;
Segurar a bola durante, no máximo 3 segundos, também quando ela estiver em contato com o solo.
Dar no máximo 3 passos com a bola.
O tiro de meta é executado pelo goleiro, sem o apito dos árbitros para fora e por sobre a linha da área de gol.
Os jogadores suplentes podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o secretário/cronometrista, desde que os jogadores que eles vão substituir já tenham saído da quadra.
Os jogadores envolvidos na substituição, devem sempre sair e entrar na quadra através da sua própria linha de substituição. Estas prerrogativas também se aplicam para a substituição dos goleiros.
As regras de substituições também se aplicam durante um time-out (exceto durante um Tempo Técnico).