Atribuições do Administrador Financeiro
Análise e Planejamento Financeiro
-Transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser utilizada para orientar a posição financeira da empresa e promover a sua continuidade;
- Avaliação da necessidade de aumento ou redução da capacidade produtiva; - Determinação de que tipo de financiamento adicional deve ser realizado.
Essas três atividades são sustentadas pelas decisões de natureza estratégica, tática e operacional.
Os demonstrativos contábeis, principalmente o Balanço Patrimonial e a Demonstração do resultado do Exercício, são importantes fontes de informações para elaboração de análise e planejamento financeiro. Cabe ressaltar que o enfoque do caixa é essencial para o gestor financeiro. Assim, as utilizações dos Fluxos de Caixa também são imprescindíveis, destacando a principal diferença entre a ótica do contador e a do administrador. Enquanto o primeiro gera informações com base no regime de competência, o segundo precisa aplicá-las com base no regime de caixa, denotando a importância dos Fluxos de Caixa nesta atividade.
GABARITO: "C) departamento financeiro."
"O departamento financeiro é o responsável por lidar com todas as questões relativas as finanças, visando o alcance dos objetivos da empresa. Permitindo aos gestores que tenham ferramentos para que possam tomar decisões, tais como cortar custos ou de investir.
Entre as funções do departamento financeiro estão a tesouraria, o controle das contas a pagar e a receber, a contabilidade, o planejamento, a gestão dos impostos, o controle de riscos e a divulgação de informações para os investidores."
Portanto, as atividades listadas pelo enunciado são típicas do departamento financeiro, enquanto o setor de contabilidade cuida mais da apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos, bem como da descrição, registro e controle de toda a movimentação de dinheiro de uma empresa. Ou seja, o setor de contabilidade está mais voltado ao registro da atividade financeira da empresa.