SóProvas


ID
3321937
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A amplitude de controle refere-se ao número de colaboradores que um administrador, coordenador ou gerente consegue dirigir com eficiência e eficácia e onde a organização e coordenação de pessoal é otimizada.

São fatores relevantes para se estabelecer a amplitude ideal, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    São fatores relevantes para se estabelecer a amplitude ideal, exceto:

    a)Nível de diferenciação salarial e formação dos subordinados.

    Não diz respeito à amplitude de controle, mas sim às atribuições e requisitos do cargo.

  • Achei estranha, pois é possível e tende que os funcionários que tem a mesma faixa salarial ou mesma formação estão agrupados juntos e fazem parte da amplitude de controle do mesmo "chefe". Se alguém puder me esclarecer, envia um direct. Agradeço. :)

  • a) Nível de diferenciação salarial e formação dos subordinados. O administrador não vai se preocupar com a remuneração do subordinado, pois esta está naturalmente ligada ao cargo. Se ele seleciona alguém para integrar sua equipe, consequentemente precisará pagar essa pessoa, e o pagamento é feito com base na remuneração do cargo. Portanto, as diferenças salariais não são um fator importante quanto à amplitude. A formação dos subordinados, por outro lado, é um fator importante, mas, como está junto de um fator desnecessário, a assertiva está certa.

    b) Localização de funcionários; se estão na mesma localização física ou em lugares separados. Amplitude de controle ou amplitude administrativa diz respeito a quantos empregados estão subordinados a um único administrador, sendo assim, é importante saber onde estão os funcionários, não faria sentido controlar um empregado geograficamente distante do local de onde se executa o controle.

    c) Características do trabalho em si; ou seja, se é simples, rotineiro e estável ou complexo e dinâmico. O administrador deve conhecer as características do trabalho para selecionar aqueles capazes de executá-lo.

    d) Número ou percentual de subordinados que executam atividades parelhas ou semelhantes. O administrador deve aglutinar aquele pessoal cujas capacitações sejam semelhantes para que haja coesão em seu grupo. Reunir empregados com diferentes capacitações sob uma única supervisão não faria sentido; as organizações são geralmente dividas funcionalmente (RH, finanças, operações, etc.)

  • Para poder estabelecer a amplitude ideal, também podem ser considerados os seguintes fatores:

    1) se o trabalho executado é simples, rotineiro e estável ou complexo e dinâmico;

    2) quantos subordinados executam atividades parecidas;

    3) se os funcionários estão na mesma localização física ou em lugares separados;

    4) treinamento dos subordinados e autonomia;

    5) existência de normas e procedimentos que definem todas as atividades.

  • Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada.

    Diversos fatores influenciam na amplitude administrativa de uma organização, os quais podem ser divididos em quatro grupos: características do chefe, características dos subordinados, características organizacionais e natureza das tarefas a serem realizadas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/

    Alternativa: Letra A