SóProvas


ID
3321964
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Um homem foi nomeado para cargo de provimento efetivo, em virtude de aprovação em concurso público realizado por determinado município brasileiro. Após tomar posse, ele entrou em efetivo exercício no cargo.


Considerando tais fatos, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    a) a de dois cargos de professor; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    c) a de dois cargos privativos de médico

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

  • Emobora possam regular aspectos formais de leis, os decretos não serve para tratar de aumento salarial de servidores.

    E mesmo a Constituição Federal tendo atribuído ao chefe do Poder Executivo a iniciativa privativa para dispor sobre o aumento dos servidores públicos (Art. 61, paragráfo único), a Carta Magna exige que seja feito mediante lei.

  • somente por LEI ESPECÍFICA
  • Art 37, X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;

  • Gabarito/A

    Somente por lei específica.

    #PMTO

  • Gabarito: A

    Somente por lei especifica.

  • GABARITO: LETRA A!

    (A) CF, art. 37, X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;

    (B) CF, art. 37. A AP direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do DF e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...]

    (C) CF, art. 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    (D) CF, art. 37, XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI [teto remuneratório]: a) a de 2 cargos de professor; [...]

    Complementando:

    Sobre acumulação de cargos e teto remuneratório:

    Nos casos autorizados constitucionalmente de acumulação de cargos, empregos e funções, a incidência do art. 37, XI, da CF pressupõe consideração de cada um dos vínculos formalizados, afastada a observância do teto remuneratório quanto ao somatório dos ganhos do agente público. STF, Repercussão Geral, RE 612975/MT e RE 602043/MT, rel. Min. Marco Aurélio, Plenário, julgamento em 26 e 27.4.2017. Informativo 862.

  • A questão trata sobre a Administração Pública, cujas disposições estão primordialmente previstas nos artigos 37 a 41 da Constituição Federal. 
    Especificamente na questão foi exigido o conhecimento do artigo 37 da Constituição Federal. O caput do artigo 37 da Constituição Federal apresenta os princípios da Administração Pública. Frise-se que a questão fez afirmações baseadas na literalidade do aludido artigo 37, de forma que resta incontestável a suma importância da leitura atenta do texto constitucional.

    Um ponto de grande importância é que o enunciado demanda que a pessoa assinale a alternativa INCORRETA, de forma que é preciso maior cuidado na análise.  

    Passemos a analisar as alternativas. 
     

    A alternativa "A" está incorreta, sendo o gabarito da questão, pois conforme o artigo 37, X, da Constituição Federal, a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices. Portanto, não é permitido a alteração ou fixação da remuneração por simples decreto.  


    A alternativa "B" está correta, não sendo o gabarito da questão, pois conforme o disposto no artigo 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

     
    A alternativa "C" está correta, não sendo o gabarito da questão, pois se coaduna ao disposto no artigo 37, VI, da Constituição Federal, que garante ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. 

     
    A alternativa "D" está correta, não sendo o gabarito da questão, pois  se coaduna ao disposto no artigo 37, XVI, “a", da Constituição Federal, que garante a possibilidade do acúmulo de dois cargos de professor. 
     

    Gabarito: letra A. 
  • ALTERAÇÃO DE SALÁRO DE SERVIDOR SOMENTE POR LEI ESPECÍFICA OU ORDINÁRIA!