SóProvas


ID
3322336
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ao longo das últimas décadas, a educação ambiental (EA) tem sido desenvolvida por diversos profissionais e em diversos contextos, objetivando sensibilizar as pessoas para uma mudança em relação ao meio ambiente.


Sobre a história da educação ambiental, considere as seguintes afirmativas.

I. No Brasil, a educação ambiental aparece para o grande público nos primeiros momentos, como uma prática monolítica, que reduziu as diferentes características pedagógicas, políticas, éticas e epistemológicas desse subcampo social de estudos.

II. Uma das macrotendências da EA no Brasil é conhecida como Pragmática e está ligada aos movimentos para o desenvolvimento sustentável e o consumo sustentável, representando um ambientalismo de resultados. Seus adeptos propõem ações comportamentalistas e individuais, evitando misturar questões políticas com ecologia e não debatendo a desigualdade e as injustiças sociais.

III. Outra macrotendência da EA brasileira é a Crítica, que se propõe a ser transformadora, emancipatória e popular. É considerada politizante, pois busca enfrentar politicamente as desigualdades e a injustiça socioambiental. Trabalha com conceitos-chave, tais como democracia, cidadania, justiça ambiental, entre outros.


De acordo com Layrargues e Lima (2014), estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I II e III, Todas estão corretas.

  • Sobre o item II que achava que estava errado, segue um fragmento de um texto que encontrei na internet:

    " (...) podemos classificar a Educação Ambiental no Brasil em duas grandes vertentes político-pedagógico e epistemológico: a Educação Ambiental Tradicional, chamada também de conservadora e a Educação Ambiental Crítica Emancipadora.

    A Educação Ambiental Conservadora é a que predomina e tem como constructo epistemológico a visão mecanicista da natureza sendo, portanto, simplificadora dos fenômenos complexos que envolve a natureza e o homem. Não pretende resolver os problemas de conflitos sociais e de estrutura da sociedade. Essas limitações impedem que este paradigma sirva de base para a superação da atual crise socioambiental. O outro modelo, a Educação Ambiental crítica pretende se constituir em discurso contra hegemônico, na medida em que a sua base epistemológica se sustenta num modelo transdisciplinar que segundo seus defensores dialoga com a teoria da complexidade expondo os diversos problemas sociais que subjazem as questões socioambientais.

    Após os anos 90, nota-se um tímido esvaziamento da vertente conservacionista e o surgimento de uma Educação Ambiental crítica cujo objeto era a realização de um contraponto com a Educação Ambiental conservacionista que a partir dos anos 90 se reinventa por meio do que se convencionou a chamar de Educação Ambiental Pragmática cujo viés não difere dos aportes epistemológicos do conservacionismo, porém com foco em ações realizadas em um ecossistema urbano, como por exemplo as atividades de coleta de lixo."

    Fonte:https://www.ambientelegal.com.br/educacao-ambiental-no-brasil/

    Gabarito: D.