A cultura organizacional diz respeito às crenças, valores éticos e morais, comportamentos, hábitos e políticas de uma empresa. E por isso, a cultura é a grande responsável por guiar os processos, as ações e práticas de gestão de pessoas. Além disso, é a cultura que direciona o comportamento dos funcionários para fazer com que todos estejam alinhados à empresa. Para garantir bons resultados e o sucesso do negócio, todo gestor precisa ter em mente a importância de estabelecer uma cultura organizacional clara e forte. Afinal, ela merece devida atenção, uma vez que é capaz de impactar diretamente não só os resultados do negócio, como o dia a dia da empresa.
Fonte: www.siteware.com.br/blog/gestao-de-equipe/o-que-e-cultura-organizacional-de-uma-empresa/ - Gabarito: Letra B
A questão cobra conhecimento acerca do tema cultura organizacional.
I. CERTO. Essa é a definição de cultura organizacional do autor Robbins.
"A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais."
II. ERRADO. A cultura organizacional não é sinônimo de satisfação com o trabalho. Lembre-se de que a cultura organizacional não pode ser avaliada (ao contrário do clima) como positiva ou negativa.
"Trata-se de um conceito descritivo. Isso é importante porque diferencia esse conceito daquele de satisfação com o trabalho". (Robbins, 2010)
Para deixar mais claro a diferença entre cultura e clima organizacional, traremos mais uma definição, agora pelo autor Chiavenato:
- Clima Organizacional: o clima é a percepção à cultura organizacional. "É o ambiente psicológico existente na organização em decorrência do estado motivacional das pessoas." (CHIAVENATO, 2014). É e mais fácil mudança. Pode ser avaliado.
- Cultura Organizacional: "é o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização ou dentro de uma subunidade e que guia e orienta o comportamento de seus membros." (CHIAVENATO, 2014). É duradoura. É de difícil mudança.
III. CERTO. A cultura se torna um passivo no caso descrito na alternativa, pois torna-se uma barreira à mudança quando os valores compartilhados estão discordância. Isso é considerado uma disfunção da cultura organizacional.
Logo, estão corretos apenas os itens I e III.
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO DA MONITORA: LETRA B