-
O Balanced Scorecard (BSC) é um dos temas contemporâneos de administração mais cobrados em prova, sendo uma ferramenta que busca ir além dos tradicionais mecanismos de planejamento estratégico, e une planejamento, execução e controles estratégicos (gestão estratégica) em torno dos diferentes níveis (estratégico, tático e operacional) e considerando mais do que a perspectiva financeira. Deste modo, são importantes as seguintes perspectivas:
Perspectiva Financeira: Corresponde aos aspectos financeiros da organização aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas.
Perspectiva do Cliente: tratam da satisfação, da participação no mercado, das tendências, da retenção de clientes, da aquisição de clientes potenciais, do valor agregado aos produtos/serviços e do posicionamento no mercado.
Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento: é voltada para o desenvolvimento das pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional.
Perspectiva dos Processos internos: busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidades de suas operações.
Prof Carlos Xavier
-
Pq a letra A estaria errada?
-
@ Ana Paula Souza;
A letra A está incorreta por causa de:
o Balanced Scorecard é uma ferramenta utilizada para planejar a estratégia organizacional, privilegiando a gestão de pessoas.
Não há privilégios no Balaced SoreCard, haja vista a palavra "BALANCED" significa balanceado; equilibrado, ou seja, nada de privilégios.
-
A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced ScoreCard.
O Balanced scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)
Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.
Analisando cada perspectiva separadamente podemos resumi-las da seguinte forma:
- Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.
- Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.
- Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.
- Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.
Com base nisso, analisaremos cada alternativa:
A- INCORRETA. Pois não há privilégio em relação à gestão de pessoas. A GP está envolvida em uma das 4 perspectivas, mas não é privilegiada.
B- CORRETA. A alternativa trouxe de forma correta as quatro perspectivas do BSC.
C- INCORRETA. Não há exigência de complexidade de indicadores. Os indicadores do BSC são financeiros e não financeiros.
D- INCORRETA. O BSC é uma ferramenta de implementação e acompanhamento estratégico. Obviamente, as medições são utilizadas com algum propósito, sobretudo, no acompanhamento e avaliação da estratégia.
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)
GABARITO: LETRA B