SóProvas


ID
3323092
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As pesquisas e teorias sobre a liderança, em geral, podem ser agrupadas em três categorias básicas: a abordagem de traços, a perspectiva comportamental ou funcional e a visão situacional ou contingencial.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das teorias contingências de liderança com suas respectivas características.


COLUNA I

1. Liderança situacional

2. Teoria Contingencial de Fiedler

3. Teoria do Caminho-meta


COLUNA II

( ) Baseado na teoria das expectativas e também visto como um modelo motivacional, o conceito provém da capacidade de um líder de esclarecer o caminho do subordinado para uma meta ou resultado desejados.

( ) São três os fatores básicos enfocados por essa abordagem: 1. a quantidade de comportamento orientado para o trabalho (orientação e direção) de um líder; 2. a quantidade de comportamento voltado para os relacionamentos (apoio socioemocional) que um líder oferece; e 3. o nível de disposição que os membros da organização demonstram ao realizar uma tarefa, função ou objetivo.

( ) Essa teoria propõe que a liderança eficaz é baseada no grau de ajuste entre o estilo de um lider e o ponto até o qual uma situação específica permite que ele exerça influência sobre o grupo (favorabilidade de uma situação).


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Liderança situacional = consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o contexto vivido. A liderança situacional pode ser dividida em 4 fases: Apoio: nessa fase, a liderança deve incentivar todo o aprendizado da equipe. Para isso, o líder pode se valer de jogos que ajudam no processo; Direção: o colaborador aprende determinada atividade que precisa executar. A função do líder é direcioná-lo para que ele tenha mais confiança e segurança; Orientação: a liderança oferece estímulos para o colaborador executar as tarefas, além de apoiar suas ideias; Delegação: a equipe se encontra mais apta para executar suas atividades por conta própria. Nessa fase, a liderança deve deixar todos os funcionários agirem com mais autonomia. Fonte: empresasecooperativas.com.br/lideranca-situacional/

     Teoria Contingencial de Fiedler = A liderança contingencial (situacional) é baseada na abordagem contingencial que se concentra no comportamento dos seguidores (liderados), independentemente que o líder realize, a eficácia depende das ações de seus liderados. Conforme teoria existe três conjuntos de forças que influenciam um líder na escolha de seu estilo: Forças presentes no líder; Forças presentes nos colaboradores e Forças presentes na situação. Fonte: https://administradores.com.br/artigos/lideranca-contingencial-situacional

     Teoria do Caminho-meta = foi desenvolvida por Robert House e Martins Evans em 1971 e recebeu esse nome devido ao fato de acreditar que o líder influencia as percepções dos subordinados, tanto nas metas de trabalho como nas metas pessoais, e é ele que ajuda a encontrar os caminhos para realizá-las. O líder deve manipular as três variáveis motivacionais, que são apresentadas na Teoria da Expectativa, chamadas de VIEs (Valências, Instrumentalidades e Expectativas). Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_meta_e_do_caminho

    Gabarito - Letra C