SóProvas


ID
332359
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação às características básicas da Administração Pública Gerencial, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários

  • Diferenças entre a Administração Pública Burocrática e a Gerencial 

    Administração Pública Burocrática  
    • Concentra-se no processo. 
    • É auto-referente.  
    • Definição de procedimentos para 
      contratação de pessoal, compra de bens 
      e serviços. 
    •  Satisfaz as demandas dos cidadãos. 
    •  Controle de procedimentos.

     Administração Pública Gerencial
     
    •  Orienta-se para resultados. 
    •  Orientada para o cidadão. 
    •  Combate o nepotismo e a corrupção. 
    •  Não adota procedimentos rígidos. 
    •  Definição de indicadores de desempenho 
    - utilização de contratos de gestão 
  • Max Weber definia a sociedade burocrática ou racional-legal como sendo fundamentada em regras impessoais, no formalismo, na racionalidade, na definição dos meios e dos fins, na profissionalização do servidor público com carreira e hierarquia funcional. A garantia que as normas seriam cumpridas provinha da autoridade institucionalizada pela lei, visto que o poder legal permite impor obrigações e normas de conduta às pessoas, pois quem governa detém o poder legítimo sobre seus subordinados.
    A administração burocrática era voltada para si mesma, perdendo a noção de sua missão básica de instrumento do Estado para servir a sociedade, e o controle dos meios transformara-se na própria razão de ser da administração- tanto é que a qualidade era conceituada como a efetividade no controle dos abusos. Qualidade na administração burocrática significava efetividade no controle.

    A reforma gerencial significava a introdução da cultura e das técnica gerenciais modernas na Administração Pública, concentrando-se nos resultados, nos fins pretendidos. Na Adm Gerencial, a estratégia volta-se para a definição precisa dos objetivos que o administrador deverá atingir em sua unidade para a garantia de sua autonomia na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que foram colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados, para o controle e a cobrança  a posteriori dos resultados. No plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução de níveis hierárquicos tornam-se essenciais. Em suma, afirma-se que a Administração Pública deve ser permeável a maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil, e deslocar a ênfase dos procedimentos dos meios para os fins. Inspira-se na administração de empresas privadas, porém com elas não deve ser confundida.

  • Letra C

    Notem que a questão cobra o item errado, portanto, quando se fala em administração gerencial, certamente não estamos a falar em foco no processo (essa é uma característica do modelo burocrático de administração) e sim nos resultados, nos cidadãos, no interesse público.
  • Letra C.

     

    Comentário:


    Questão bem feita e com certo grau de interpretação requerido do candidato. Vamos olhar cada uma das alternativas para procurar aquela que não possui relação com a administração gerencial:


    a) É orientada para o cidadão e para a obtenção dos resultados.

    Certa. Realmente, o foco da administração burocrática é o clientecidadão,e não a própria máquina administrativa. Ela busca obter resultados
    para a sociedade.


    b) Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos são merecedores de grau limitado de confiança.
    Certo. Aqui era preciso interpretar: como a confiança é limitada, devem existir várias medidas de transparência e responsabilização dos gestores públicos na administração gerencial.


    c) Concentra-se no processo.
    Errado. O modelo de administração pública que se concentra no processo é o da administração pública burocrática. É a resposta à questão!


    d) Serve-se, como estratégia, da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação.
    Certo. A administração gerencial se utiliza da descentralização e de ferramentas de incentivo, com isso ela é mais flexível, ágil, criativa e inovadora.


    e) Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.
    Certo. Esta afirmativa cobrou também o conhecimento sobre o uso de contratos de gestão no setor público, que fixam a realização de objetivos e estão associados à administração pública gerencial.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Gab item c)

    "Foco no processo" -- > Modelo Burocrático