SóProvas


ID
332371
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pode-se definir motivação como o interesse de uma pessoa para a ação, revelando-se como um impulso constante e de intensidade variável, orientado para o alcance de um objetivo, seja este decorrente de uma necessidade, seja de um estado de satisfação.

Com o objetivo de canalizar a motivação para atender aos interesses do agente e da instituição, cabe ao gestor público:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C

    a) Preparar-se para aceitar os diversos interesses do agente público sob sua responsabilidade. (ERRADO - Não basta aceitar os interesses para motivar. É preciso entender e buscar atender as necessidades dos agentes sob sua responsabilidade).

    b) Compreender as conveniências e necessidades de seus subalternos. (ERRADO - Não basta apenas compreender para motivar)

    c) Compreender os mecanismos responsáveis pela estimulação das pessoas, procurando empregá-los de forma a definir uma rota de convergência entre os objetivos institucionais e os individuais. (CERTO)

    d) Estar atento aos comportamentos que identificam insatisfação do agente público com vistas à criação de um ambiente mais de acordo com o atendimento de suas pretensões pessoais. (ERRADO -  Motivação é mais do que isso. É identificar o que gera insatisfação bem como satisfação. A motivação não está exclusivamente em atender os requisitos ambientais. Isso gera apenas satisfação ou insatisfação no curto prazo. É preciso identificar os fatores motivacionais no longo prazo. Isso inclui os fatores que geram o sentimento de realização profissional, enriquecimento do trabalho e cargo, etc.)

    e) Canalizar os estímulos manifestados pelos agentes públicos para alcançar os objetivos da organização. (ERRADO - Os objetivos organizacionais não devem ser os únicos a serem alcançados. É preciso buscar os objetivos individuais e organizacionais)

     

  • A questão trata da relação entre a gestão por competências e a motivação.

    A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.