SóProvas


ID
332374
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Algumas teorias são consideradas como formulações sobre a motivação. A teoria da expectativa ou expectância proposta por Victor Vroom, em essência, sugere que a intensidade do esforço para a ação de uma pessoa está diretamente relacionada à expectativa que essa pessoa tem em relação aos resultados decorrentes dessa ação e da atratividade desse resultado.

Em termos práticos é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA A

    a) CERTO. Corresponde exatamenteo ao que afirma a Teoria das Expectativas (Vroom): afirma que as pessoas são motivadas para a realização de suas atividades, esperando que certas ações auxiliarão a alcançar os resultados desejados.

    b) ERRADO. Corresponde a Teoria da Equidade que tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra.

    c) ERRADO. Corresponde apenas em parte a Teoria das Expectativas. A teoria, ao colocar o esforço como variável dependente do valor percebido da recompensa associa três conceitos:
    1. Valor da recompensa: é o elemento final da cadeia de causas e consequências e o seu valor relativo e depende de cada pessoa. Ingressar no serviço público não interessa a um determinado indivíduo, portanto, não há valor a ser atribuído.
    2. Desempenho e recompensa: é a creança de que o desempenho permite alcançar a recompensa. Se a recompensa é tornar-se servidor público é preciso passar no concurso.
    3. Esforço e desempenho: componente inicial da cadeia, a crença de que o esforço produz o desempenho. Se o desempenho consiste em passar no concurso, é necessário estudar.

    Além disso, baseia-se em três aspectos:
    1. Expectativa (= esforço individual): é a probabilidade subjetivo de que o esforço acarretará desempenho.
    2. Instrumentalidade (= desempenho individual): é a probabilidade subjetiva de que um determinado nível de desempenho acarretará certos resultados.
    3. Valência (= recompensa organizacional): é a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultanto do desempenho.
    Resultando na seguinte equação: Expectância x Instrumentalidade x Valência = Motivação.

    d) ERRADO. Corresponde a Teoria de Equidade que afirma que a percepção individual de equidade na distribuição de recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas com base em quatro tipos de referências:
    1. A própria pessoa, numa situação diferente na mesma organização;
    2. A própria pessoa, numa situação diferente em outra organização;
    3. Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organização;
    4. Outra pessoa ou grupo de pessoas, em organizações diferentes.

    e) ERRADO. A Teoria da Expectativa em nada fala sobre motivação relacionado a fatores identificados com o cargo e o contexto que o cargo se insere e sim em relação a expectativa de recompensa baseado no esforço individual. 
  •   A teoria das expectativas de Vroom afirma que o individuo se esforça mais quando percebe que o desempenho gerado pelo seu esforço será bem avaliado para o recebimento de recompensas que satisfarão suas metas pessoais .
      A Letra C esta errada acredito que pq não fala em DESEMPENHO.
  • Segundo RIBAS & SALIM:   Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom


    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.

    Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.

    Valência

    É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.

    Instrumentalidade

    Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.

    Expectativa

    Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.

    Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:

    • atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;

    • acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;

    • acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.

  • Querer ser melhor avaliado (Valência)


    Percepção de que seu desempenho nessa atividade poderá ser melhor avaliado (Expectativa)


    Empreender mais esforço no desenvolvimento de uma atividade (Instrumentalidade)