SóProvas


ID
332380
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura de uma organização pode, resumidamente, ser definida como um conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais.

Sob o ponto de vista de um agente público ingressante na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira ou um molde comportamental. Para ele abrem-se as seguintes possibilidades:

I. A adesão plena aos padrões.

II. A reação refratária.

III. A transformação parcial dos padrões culturais e a adaptação à nova realidade.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas. 

    Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.

    O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Para montar as equipes com um perfil variado é preciso de um enfoque cultural e escolher as pessoas que são diferentes. O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias. Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso. 
  • A resposta é a letra E. Nessa questão valeria apenas raciocinar um pouco. Tendo em vista o conceito de cultura organizacional exposto pelo colega acima, vamos perceber que o tal agente público, novo na organização, poderá agir dessas três maneiras em relação à cultura do ambiente:

    I. A adesão plena aos padrões --> Sim, o agente poderá aderir completamente aos padrões dessa cultura, sem se opor a ela.
    II. A reação refratária --> Se a cultura for muito coletivistas (voltada à equipe) ou individualista (voltada à pessoa) o agente poderá mostrar uma reação, que poderá ser negativa ou positiva. Ele pode também, registir a essas influências causadas pela cultura da organização.
    III. A transformação parcial dos padrões culturais e a adaptação à nova realidade --> Sim, o agente poderá tranformar as suas atitudes, modo de pensar, etc. para adaptar-se a essa nova realidade, ou seja, a essa nova organização.
  • É só fazer a seguinte pergunta: por que ele não poderia ter todas as possibilidades!???

  • Comentário:

    O servidor público pode reagir de 3 (três) formas ao ser exposto a uma nova cultura: se adaptar totalmente a ela, rejeitar totalmente ela ou haver uma adaptação de ambos os lados (o indivíduo pegar um pouco da cultura e a cultura ser transformada um pouco pelo indivíduo). Não há outra opção se não essas 3 (três). Lógico que o ideal seria que a opção II não ocorresse, mas a questão não pede a situação ideal, pede as possibilidades. Assim, gabarito letra e).

    Gabarito: E