Para responder essa questão, deve-se indicar a afirmativa INCORRETA acerca dos textos Gestão democrática da escola pública de Paro e Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, de Libâneo.
Vejamos:
A) Libâneo et al. (2018) argumenta que a gestão democrática-participativa se baseia na relação orgânica entre direção e a participação dos membros da equipe, além de acentuar a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos e defender uma forma coletiva de tomada de decisões. CORRETA - Segundo (LIBANEO,2001, p.3): " Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Entretanto, uma vez tomadas as decisões coletivamente, advoga que cada membro da equipe assuma a sua parte no trabalho, admitindo-se a coordenação e avaliação sistemática da operacionalização das decisões tomada dentro de uma tal diferenciação de funções e saberes."
B) Libâneo et al. (2018) destaca que a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. CORRETA - Idem a alternativa a.
C) Paro (2016) expõe que o conceito de participação se fundamenta no princípio da igualdade de oportunidades, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos para a livre determinação de si próprios. Desse modo a igualdade se opõe às formas autoritárias de tomada de decisão. INCORRETA Segundo Libâneo (2001, p.80): “O conceito de participação se fundamenta no de autonomia que significa a capacidade das pessoas e dos grupos de livre determinação de si próprios, isto é, de conduzirem sua própria vida. Como a autonomia opõe-se às formas autoritárias de tomada de decisões, sua realização concreta nas instituições é a participação."
D)
Paro (2016), ao discutir práticas políticas e administrativas, argumenta que a prática política precisa anteceder a atividade administrativa, alimentando a luta pela conquista das condições objetivas que possibilitarão a realização do processo administrativo. CORRETA - De acordo com Paro, (2007 p. 108): Trata-se, portanto, de adotar a instituição escolar de uma estrutura administrativa ágil, que favoreça o bom desempenho do trabalho coletivo e cooperativo, calcada em princípios democráticos que fortaleçam a condição de sujeito (autor) de todos os envolvidos, mas que, ao mesmo tempo (não alternativamente), procure preencher seus postos de trabalho com pessoas identificadas com esses princípios, e empenhadas na realização de um ensino de qualidade.
Portanto, a letra C apresenta uma afirmativa incorreta, sendo a resposta certa.
Fontes:
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007. 120p.
LIB NEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. 259p.
Gabarito do professor: C
Assinale a alternativa incorreta: (Por dedução)
A. Correta. Libâneo et al. (2018) argumenta que a gestão democrática-participativa se baseia na relação orgânica entre direção e a participação dos membros da equipe, além de acentuar a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos e defender uma forma coletiva de tomada de decisões.
Gestão democrática-participativa se fundamenta na participação de todos (gestores, professores, administrativo, corpo discente e comunidade acadêmica). E quando os objetivos são traçados de forma democrática e assumidos por todos, isso gera um movimento coletivo a fim de realizá-los.
B. Correta. Libâneo et al. (2018) destaca que a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
Para efetivação da gestão democrática é necessário que todos sejam assegurados de participar, e quando se fala em integrantes da escola, não fechemos nossos horizontes apenas para os servidores (gestores, administrativo e docentes), pois há de se considerar aquele que de fato estão utilizando os "serviços" da escola, portanto não nos esqueçamos dos alunos e da comunidade acadêmica.
C. Incorreta. Paro (2016) expõe que o conceito de participação se fundamenta no princípio da igualdade de oportunidades, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos para a livre determinação de si próprios. Desse modo a igualdade se opõe às formas autoritárias de tomada de decisão.
D. Correta. Paro (2016), ao discutir práticas políticas e administrativas, argumenta que a prática política precisa anteceder a atividade administrativa, alimentando a luta pela conquista das condições objetivas que possibilitarão a realização do processo administrativo.
Quando a prática política antecede as demais e se torna o ponto de partida de todas as outras atividades da escola, o conceito de democracia pode ser efetivamente empregado.
Gabarito: Letra C.