SóProvas


ID
3324454
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo é uma condição hereditária caracterizada por uma anomalia na distinção de algumas cores. Essa condição é recessiva e ligada ao sexo, ou seja, o gene responsável pelo daltonismo está presente em um locus gênico do cromossomo X.


Sobre o daltonismo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Explicando: O gene está no cromossomo X. Já que para mãe ser daltônica ela precisa de um gene recessivo em cada X e quando ela passa um X para o filho este vai com o gene recessivo ( Xd ) suficiente para o filho ser daltônico.

    Mulher para ser daltônica : Xd Xd \ normal: XD Xd \ XD XD Ou seja precisa deu um duplo d (dezinho) para ser daltônica.

    Homem para ser daltônico : Xd Y \ normal XD Y. Ou seja apenas um gene recessivo no X para ser daltônico, sendo assim mais fácil em homens.

  • Vimos que o daltonismo é uma doença ligada ao sexo, de padrão recessivo. Essa doença está relacionada a dificuldade de distinção de cores como verde e vermelho. 

    Vamos analisar os itens:

    A) A manifestação da doença dependerá das combinações entre os cromossomos X da mulher.

    Se o homem também for daltônico (XdY), ele só pode passar para filhas mulheres o alelo recessivo Xd que determina o daltonismo. Porém, se esta filha recebe de sua mãe o alelo XD, ela será portadora, mas não daltônica. Logo, o item está errado.

    B) A mulher daltônica será XdXd, e passa para os filhos (do sexo masculino) este alelo Xd. Como estes filhos só podem receber do pai o cromossomo Y, eles sempre serão daltônicos. 

    C) Filhas de homens daltônicos sempre herdaram o alelo Xd que manifesta a doença. Porém se ela será portadora ou daltônica, dependerá do alelo recebido de sua mãe. Não necessariamente essa chance será de 50%.

    D) O pai sempre manda para os filhos o cromossomo Y, e não o Xd , que manifesta a doença

    Portanto, alternativa B está correta.