SóProvas


ID
3324685
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Considerando a partilha de competências tributárias na Constituição, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    CF/88, art. 149, § 1º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário de que trata o art. 40, cuja alíquota não será inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União.

    CF/88, art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

  • Comentário do Prof. Fábio Dutra (Estratégia Concursos)

    Alternativa A: A contribuição a ser instituída pelos Municípios tem como único objetivo financiar o regime de previdência social dos servidores públicos. Alternativa errada.

    Alternativa B: Realmente, as taxas e contribuições de melhoria são tributos de competência comum ou concorrente entre os entes federativos. Alternativa correta.

    Alternativa C: O IPTU é um imposto de competência tributária ativa apenas dos Municípios e do DF. Alternativa correta.

    Alternativa D: Apenas a União detém a competência tributária para instituir empréstimos compulsórios. Alternativa correta.

    Gabarito: Letra A

  • Na alternativa B, a competência das taxas e contribuições são tributos de competência comum, o qual refere-se aos tributos chamados vinculados, portanto tecnicamente, a opção B tbm está incorreta.

  • Oi, pessoal. Gabarito: Letra "A".

    A questão pedia a alternativa INCORRETA. Nesse sentido, entende o STF (Tema 55 de Repercussão Geral) que:

    [...] IV - Os Estados-membros podem instituir apenas contribuição que tenha por finalidade o custeio do regime de previdência de seus servidores. A expressão "regime previdenciário" não abrange a prestação de serviços médicos, hospitalares, odontológicos e farmacêuticos.

    (RE 573540, Relator(a): Min. GILMAR MENDES, Tribunal Pleno, julgado em 14/04/2010)

  • Não existe competência concorrente com Municípios. Letra B também está errada.

  • GABARITO A

    O erro da alternativa "A" esta em trocar PREVIDÊNCIA SOCIAL por SEGURIDADE SOCIAL.

    CORRIGINDO - Os municípios podem instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime de PREVIDÊNCIA SOCIAL dos servidores públicos.